Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Há 24 infetados com a variante Delta Mais em Portugal

23 jun, 2021 - 11:10 • Anabela Góis

Instituto Ricardo Jorge lembra que não é uma nova variante, mas antes de uma mutação da estirpe da Índia. A variante Delta já representa 70% dos novos casos em Lisboa e Vale do Tejo.

A+ / A-

Veja também:


Até agora foram detetadas em Portugal 24 casos de infeção pela Delta Mais (ou Delta Plus e também conhecida como AY.1) - a variante do coronavírus SarsCov2 inicialmente conhecida por variante do Nepal.

A informação foi confirmada à Renascença pelo Instituto Ricardo Jorge (INSA), segundo o qual não se trata de uma nova variante, mas antes de uma mutação da estirpe da Índia, agora designada por Delta.

Este país já emitiu um alerta para a disseminação da Delta Mais, dizendo que já tinha sido detetada em nove países, entre os quais, Portugal. Segundo as autoridades indianas, esta nova estirpe é ainda "mais transmissível" do que a Delta. Foi, por isso, declarada “variante de preocupação” – que é um passo à frente da “variante de interesse”.

O INSA diz que a evolução desta mutação está a ser monitorizada, mas, até agora, não ganhou expressão: representa 2,5% do total de casos de infeção pela variante Delta que já é dominante na região de Lisboa e Vale do Tejo.

Nesta altura, 70% dos casos que surgem na Grande Lisboa são provocados por esta variante, que também está a subir na região norte onde representa agora 20% dos casos detetados de Covid-19.

Dados da Direção-Geral da Saúde mostram que Portugal continental regista 306 surtos de Covid-19 ativos, incluindo dois em instituições de saúde, seis em lares e 136 em estabelecimentos de educação e ensino. Em comparação com a semana passada, o país regista mais 65 surtos.

Mais de 4,3 milhões de pessoas em Portugal já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19, o equivalente a 42% da população, e quase 2,6 milhões (25%) têm a vacinação completa, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, em março de 2020, a Covid-19 já matou 17.074 pessoas, em 866.826 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+