Emissão Renascença | Ouvir Online
Pedro Azevedo
Opinião de Pedro Azevedo
A+ / A-

​Uma bazuca para a seleção

22 jun, 2021 • Opinião de Pedro Azevedo


As contas de Portugal no Euro ficaram mais simplificadas.

Ainda não dá para arrumar as calculadoras mas as contas estão mais simplificadas e a seleção de futebol tem agora todas as razões para não cancelar a reserva que fez no hotel em Budapeste até às meias-finais da competição.

Os resultados dos grupos B e C são, em sentido figurado, uma "bazuca" para seleção. Os subsídios chegaram dos austríacos, belgas e dinamarqueses. As derrotas da Ucrânia frente à Áustria, e da Finlândia diante da Bélgica, conjugadas com a goleada sofrida pela Rússia no jogo com a Dinamarca, deixaram Portugal com as portas dos oitavos de final escancaradas.

Frente à França, o empate chega e até uma derrota por 2-0 dá a qualificação. A comitiva portuguesa que tinha ficado em sobressalto após a pesada derrota em Munique pelos números e pela incapacidade da equipa, pode agora encarar o jogo com o atual campeão do mundo com mais tranquilidade.

Neste Europeu, a França não conseguiu marcar mais de um golo por jogo. Venceu a Alemanha e empatou com a Hungria. E em jogos oficiais, na história das duas seleções, a França nunca conseguiu bater Portugal mais do que um golo.

Os franceses têm contas para ajustar da final do Euro 2016. Mas os portugueses não esquecem que foi a França que tirou à equipa de Fernando Santos a possibilidade de vencer pela segunda vez a Liga das Nações, quando em novembro do ano passado na Luz, venceu por 1-0 no estádio da Luz, no decisivo jogo da fase de grupos da prova.

Perante este histórico, o Portugal-França promete ser um jogo equilibrado. E se assim for, a qualificação da equipa das quinas para os oitavos de final deste Euro 2020 está garantida!

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.