Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Testes nas famácias passam a ser ilimitados e abertos a moradores fora de Lisboa

21 jun, 2021 - 11:23 • Carla Caixinha

Equipas da proteção civil municipal vão estar nas principais zonas comerciais a “sensibilizar, porta a porta, o comércio local e restauração para a necessidade de testar os seus funcionários”.

A+ / A-

Veja também:


A testagem gratuita nas farmácias, em Lisboa, à Covid-19 deixou de estar limitada a dois testes mensais por morador na cidade, passando a oferecer um número de testes ilimitados, independentemente de ser ou não residente em Lisboa, informa a Câmara Municipal.

Desde o dia 31 de março, quando arrancou o programa da autarquia, já foram realizados mais de 60 mil testes gratuitos a moradores de Lisboa.

O número de testes efetuados, nas farmácias e postos móveis organizados pela autarquia e Cruz Vermelha, mais do que duplicou na última semana: passou de uma média diária de 1.000 testes para mais de 3.500 testes/dia, nos dias 17 e 18 de junho.

A rede de pontos móveis de testagem, com 17 pontos, também vai ser reforçada a partir desta semana, informa a mesma nota enviada às redações.

O Plano Municipal de Testagem de Lisboa estava a funcionar em 110 farmácias aderentes.

A partir desta segunda-feira, equipas dos serviços de proteção civil municipal vão estar nas principais zonas comerciais a “sensibilizar, porta a porta, o comércio local e restauração para a necessidade de testar os seus funcionários”.

No último mês apenas foram efetuados 31 testes ao abrigo do programa de testes gratuitos que a CML disponibilizou para estes trabalhadores.

Lisboa vai contar com mais um centro de vacinação contra a Covid-19. O objetivo é acelerar o processo, aumentando em 12 mil as pessoas vacinadas por semana na capital.

A circulação de e para a AML esteve proibida desde as 15h00 de sexta-feira até às 6h00 desta segunda-feira, uma decisão anunciada na quinta-feira pelo Governo, no final da reunião do Conselho de Ministros, devido à subida de novos casos de infeção, a grande maioria ligados à variante Delta.

A prevalência da variante Delta (B.1.617.2, associada à Índia) é superior a 60% na região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), segundo dados avançados domingo pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Já na região Norte a prevalência desta variante é inferior a 15%.

Desde o início da pandemia morreram em Portugal 17.065 pessoas com covid-19 e foram registados 865.050 casos de infeção por SARS-CoV-2.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+