Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Euro 2020

Fernando Santos confia no apuramento, mas avisa: "Querer a lua é perigoso"

19 jun, 2021 - 19:15 • Redação

Selecionador nacional assume a responsabilidade pela derrota com a Alemanha, que reconhece ter sido justa vencedora.

A+ / A-

Fernando Santos acredita que Portugal ainda tem o apuramento para os oitavos de final do Euro 2020 na mão, no entanto, avisa que a derrota (2-4) com a Alemanha mostrou que o excesso de confiança é "perigoso".

"A gente quer a lua todos os dias. Eu quero é passar. Querer a lua como já queríamos para este jogo é um bocadinho perigoso para os meus jogadores. Continua tudo na mesma. Passamos à segunda fase se vencermos a França, mas não só. Vamos olhar agora para as coisas com calma", frisou o selecionador nacional, em declarações à TVI24.

Fernando Santos assumiu que acreditava que Portugal conseguiria derrotar a Alemanha, em Munique. O resultado foi outro:

"Começámos muito bem, com boa organização, aproveitámos bem um contra-ataque. Fizemos o 1-0, o jogo estava mais para o lado da Alemanha mas estávamos seguros. Tivemos uma segunda chance em contra-ataque, podíamos ter feito golo. Não resultou, antes pelo contrário. A partir daí a equipa desencontrou-se, começou a baixar, tentámos controlar o meio-campo, não conseguimos. Ao intervalo tentei alterar isso, acabámos por sofrer o terceiro e o quarto golos dessa forma. A equipa sofreu com isso. Fizemos o segundo golo e tentámos reagir, mas não conseguimos. Foi uma vitória justa da Alemanha."

Já em conferência de imprensa, Fernando Santos assumiu responsabilidade pelo mau jogo de Portugal e sublinhou que os erros defensivos foram coletivos, pelo que não adianta individualizar.

"A responsabilidade é minha, nada de questões individuais. A equipa é que vai resolver isto. Agora vamos olhar para a França e tentar resolver aquilo que todos percebemos que não esteve bem. O apuramento depende de nós. E depende de nós dar uma resposta", sustentou o selecionador.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    20 jun, 2021 ILHAVO 05:07
    Olhem que novidade! E quem andou a dizer aos quatro ventos que vai ficar até 11 de Julho? [Pelo sim, pelo não, compraram bilhete para ver a final? E os 150 kg de bacalhau? Até agora, parece que foi só massa e arroz, e ainda assim em quantidade insuficiente. Se, no fim, sobrar muito bacalhau, ao menos doem-no ao Banco Alimentar ( se já o pagaram).] A derrota com a Alemanha dá, com "o coice na bola", uma imagem bem aproximada do país: uma aposta "estratégica" que resultou (a do primeiro "golo") nunca mais conseguiu ser aplicada, enquanto um erro clamoroso cedo cometido (o do golo anulado) foi repetido vezes sem conta - bem mais de quatro, efectivamente. Depois, os mesmos "doutores" do costume ocuparam todo o tempo televisivo (e irão continuar) a filosofar sobre evidências. E, no próximo "jogo", tal como na vida real, tudo se repetirá, com pequenas variações. Manter-nos-emos sempre, contudo, "os melhores do mundo" - a realidade é que não estará ao nosso nível! E nisso quase todos concordarão - as mais altas e sapientes autoridades, e o zé-povinho.

Destaques V+