Tempo
|
A+ / A-

Grande Lisboa. Contágios estão a acontecer em meio familiar, festas e escolas

14 jun, 2021 - 08:09 • Carla Caixinha , Marta Grosso

O coordenador da resposta Covid-19 na região à pandemia na Zona Lisboa e Vale do Tejo diz que há 170 surtos ativos e apela à autotestagem.

A+ / A-

Veja também:


Há 170 surtos ativos de Covid-19 nesta altura na Região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT). O número foi avançado nesta segunda-feira à Renascença por Duarte Cordeiro, coordenador regional do combate à pandemia na região, segundo o qual é no seio da família que surge a maioria de novos casos (70%).

As festas e os eventos têm dado origem a 11% das novas infeções de novo coranavírus.

O também secretário de Estado afirma que são vários os concelhos muito perto da linha vermelha. Lisboa, Cascais, Sintra, Sesimbra, Odivelas e Oeiras registam todos mais de 120 casos por 100 mil habitantes em 14 dias.

"É preciso ter muita atenção pois a pandemia não ficou para trás", alerta no programa As Três da Manhã. Por isso, é preciso que as pessoas se vão testando, defende.

Segundo Duarte Cordeiro, LVT tem neste momento 170 surtos ativos de Covid-19, 66 dos quais em escolas. "Há seis mil alunos em isolamento profilático”, avança.

Duarte Cordeiro lembra que a situação pode levar a complicações no final do ano letivo e até mesmo estragar as férias às famílias.

“O mais importante é testar, porque estamos com a vacinação a um ritmo bom e a vacinação continuará a este ritmo ou superior, mas a testagem é fundamental”, sublinha mais uma vez, lembrando que há concelhos com testes gratuitos, “mas é preciso que as pessoas vão fazer os testes”.

Aguarda-se testagem obrigatória em casamentos

Do último Conselho de Ministros saiu a orientação para que os casamentos e batizados tenham testagem obrigatória, mas a Direção-Geral de Saúde ainda não publicou a norma.

“Espera-se que a DGS determine o número de participantes a partir do qual torna obrigatória essa testagem”, diz Duarte Cordeiro na Renascença.

“Se existir essa testagem ficamos todos mais salvaguardados”, considera, voltando a insistir na importância de as pessoas também de autotestarem.

A região de LVT corre o risco de ultrapassar, nesta semana, a linha vermelha dos 240 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes e a região arrisca-se a ter de recuar no desconfinamento.

Nesta altura, já está um passo atrás da generalidade do país, que avança nesta segunda-feira para uma nova fase de desconfinamento.


[notícia atualizada após correção do número de casos ativos das escolas pela assessora do coordenador da resposta Covid-19]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    14 jun, 2021 Funchal 12:20
    Nos transportes públicos também. As pessoas pensam que só acontece aos outros.

Destaques V+