Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo

Dez distritos a amarelo. IPMA alerta para queda de granizo com "poder destrutivo"

14 jun, 2021 - 06:52 • Redação com Lusa

Vem aí chuva forte, vento com rajadas e queda de granizo, sobretudo, no norte e centro do país, devido a uma depressão associada ao tempo quente.

A+ / A-

Dez distritos de Portugal continental vão estar, a partir das 12h00, sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e de granizo e acompanhados de trovoada. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta para a possibilidade de estragos porque o granizo pode atingir dimensões consideráveis.

À Renascença, a meteorologista Maria João Frada alerta para a possibilidade de estragos, porque o granizo pode atingir dimensões consideráveis. “Continua a ser um dia com tempo severo no que diz respeito à queda de granizo que tem poder destrutivo, pois podem-se formar pedras de granizo relativamente grandes.”

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 21h00.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para esta segunda está previsto no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se temporariamente muito nublado no litoral até final da manhã, em especial a sul do Cabo Carvoeiro, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.

Durante a tarde, está previsto um aumento temporário de nebulosidade nas regiões Norte, Centro e Alto Alentejo, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoadas, em especial no interior.

A previsão aponta também para vento fraco, soprando fraco a moderado a partir da tarde, do quadrante norte nas regiões Norte e Centro e do quadrante oeste na região Sul.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste e pequena subida da temperatura máxima na região Sul, exceto no sotavento algarvio.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Leiria e Bragança) e os 21 (em Portalegre) e as máximas entre os 26 (em Aveiro) e os 33 (em Évora, Beja, Santarém e Braga).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+