Tempo
|
A+ / A-

CML/Rússia. Medina promete responder aos ataques quando apresentar auditoria

13 jun, 2021 - 20:45 • Lusa

A auditoria foi anunciada depois das notícias que deram conta que a Câmara Municipal de Lisboa fez chegar às autoridades russas os nomes, moradas e contactos de três ativistas russos que organizaram em janeiro um protesto, em frente à embaixada russa em Lisboa, pela libertação de Alexey Navalny, opositor do Governo russo.

A+ / A-

O presidente da Câmara de Lisboa garante que estará concluída "nos próximos dias" a auditoria urgente sobre as manifestações realizadas no município nos últimos anos e promete responder nessa altura aos ataques de que tem sido alvo.

"Eu assumi por inteiro as responsabilidades da câmara e o erro que a câmara cometeu e anunciei, nesse mesmo momento, a realização de uma auditoria urgente ao que se passou naquele processo em concreto e em relação aos outros", disse Fernando Medina aos jornalistas, após a inauguração do Parque Urbano Gonçalo Ribeiro Telles, na Praça de Espanha.

A auditoria foi anunciada depois das notícias que deram conta que a Câmara Municipal de Lisboa (CML) fez chegar às autoridades russas os nomes, moradas e contactos de três ativistas russos que organizaram em janeiro um protesto, em frente à embaixada russa em Lisboa, pela libertação de Alexey Navalny, opositor do Governo russo.

O presidente da Câmara de Lisboa frisou que a "avaliação urgente está neste momento em curso" e nos, "próximos dias, será apresentada e publicada de forma transparente e clara".

Fernando Medida sustentou que a CML assumiu o problema desde o início, sublinhando que está a ser feita "uma auditoria completa sobre todas as manifestações e sobre a forma como todas as manifestações foram tratadas na CML ao longo dos últimos anos".

Segundo o autarca, esta avaliação tem como finalidade saber se a correção de procedimentos efetuados em abril "foi suficiente ou se, pelo contrário, é preciso tomar outras medidas".

"Eu espero que esteja concluído nos próximos dias porque entendo que a gravidade desde assunto seja tratado com grande sentido de responsabilidade e sentido de urgência", disse.

Fernando Medida prometeu também que, nessa altura, vai responder à "campanha de ataques, de insultos e de ignomínia que tem sido feita à CML e ao presidente da CML".

"Não ficarão sem resposta. Porque se há erros lamentáveis e que não se podem repetir, fui o primeiro a não escamotear a importância destes erros. Mas também acho absolutamente inaceitável e direi exatamente com todas as palavras o que entendo sobre a campanha de insultos", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    14 jun, 2021 Leiria 10:32
    O homem ainda não entendeu nada, pois não ?
  • ze
    14 jun, 2021 aldeia 07:56
    Deveria ter pedido de imediato a demissão ao 1º ministro,mas nos tempos que correm ninguém larga o "tacho" e as suas ambições, é Portugal que perde.
  • Petervlg
    14 jun, 2021 Trofa 07:31
    Se fosse uma pessoa séria só tinha uma saída, a demissão e afastar-se da politica. se fosse o PSD a fazer isto, caia o Carmo e a Trindade
  • EU
    13 jun, 2021 PORTUGAL 20:41
    Vai responder à " CAMPANHA de ATAQUES ". " NÃO FICARÃO SEM RESPOSTA ". Este TIPO de linguagem leva-me para outras paragens. Turqia, Russia, Siria, Irão, Coreia do Norte, TRUMP e outros. Quando ALGUÉM num certo minuto da vida pede responsabilidades a OUTRO, tem de ser o primeiro a acatar o mesmo. Se assim não for, a vivência é traiçoeira.

Destaques V+