Eriksen caiu, mas saiu estabilizado. As fotos de um estádio assustado
O jogador dinamarquês caiu inanimado no relvado durante o segundo jogo do Euro2020.
O jogador dinamarquês caiu inanimado no relvado durante o segundo jogo do Euro2020.
Ao minuto 43 do segundo jogo do Europeu de futebol, entre Dinamarca e Finlândia em Copenhaga, os olhares viraram-se para o lado direito do relvado. Christian Eriksen, estrela maior da seleção dinamarquesa e jogador do Inter de Milão, caiu no chão com problemas cardíacos.
Pouco tempo depois, enquanto as câmaras captaram o susto e o desespero de colegas e adversários, chegaram os médicos que fizeram manobras de reanimação no jogador.
O estado de saúde de Christian Eriksen foi mais tarde atualizado pela UEFA e pela Federação Dinamarquesa de Futebol, que informaram que o jogador estava consciente e estável.
Nas redes sociais, as fotografias de Eriksen na maca, com a mão na cabeça, foram um sinal bem-vindo de esperança.
Enquanto o futebolista era assistido, os colegas da seleção da Dinamarca cobriram o jogador e deram à equipa médica a privacidade necessária, apesar de se encontrarem claramente perturbados pela situação.
O jogador foi acompanhado pelo plantel até à saída do estádio.
Enquanto Eriksen esteve parado no chão, a sua namorada, Sabrina Kvist Jensen, foi consolada pelo capitão dinamarquês, Simon Kjaer, quando ainda era desconhecido o estado do atleta.
Os adeptos foram acompanhando, assustados, ao desenrolar da situação e, mesmo depois da saída de Eriksen e da UEFA declarar o jogo como suspenso (acabando mais tarde por ser retomado), muitos continuaram expectantes no estádio. Quando o jogador foi transportado para fora do relvado, adeptos das duas nações gritaram pelo nome de Christian Eriksen.
A reação foi semelhante à dos jogadores do lado adversário, da Finlândia.
Christian Dannemann Eriksen, de 29 anos, é jogador do Inter de Milão há três épocas e venceu recentemente a liga italiana. Pela Dinamarca, Eriksen já leva 103 jogos, 36 golos e 22 assistências.