Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Exposição revela as primeira palavras escritas por Fernando Pessoa

12 jun, 2021 - 12:12 • Maria João Costa

A Casa Fernando Pessoa mostra a partir de hoje ao público quais são as palavras mais antigas escritas pela mão de Fernando Pessoa aos 6 anos. Se fosse vivo, o poeta do Desassossego faria hoje 133 anos.

A+ / A-

Com apenas seis anos, Fernando Pessoa escreveu no livro de aniversários da sua mãe o nome do seu primeiro heterónimo. Em duas datas registou numa letra infantil o nome de Chevalier de Pas. O livro que até agora pertencia à família foi doado à Casa Fernando Pessoa, em Lisboa que agora o mostra em exposição.

Trata-de de um pequeno “livrinho” explica a diretora da Casa Fernando Pessoa em entrevista à Renascença. Clara Riso, indica que “foi uma doação feita pela família, pela sobrinha de Pessoa, a Manuela Nogueira, e é uma peça muito particular”.

Será mostrada a partir deste domingo, o dia de aniversário de Fernando Pessoa. Era uma “agenda de aniversário da mãe de Fernando Pessoa” onde se pode ver numa “caligrafia diferente”, explica a diretora o nome do primeiro heterónimo pessoano.

O original Floral Birthday Book agora incorporado na coleção daquela que foi a última morada de Pessoa antes de morrer, é um registo considerado como “muito relevante” na obra do poeta.

Pessoa refere-se ao heterónimo Chevalier de Pas numa carta que escreveu em 1935 ao seu amigo, Adolfo Casais Monteiro. Ao então diretor da revista Presença, onde relata como teria criado os seus heterónimos num único dia, Pessoa diz: “Lembro o que me parece ter sido o meu primeiro heterónimo, ou, antes, o meu primeiro conhecido inexistente — um certo Chevalier de Pas dos meus seis anos, por quem escrevia cartas dele a mim mesmo, e cuja figura, não inteiramente vaga, ainda conquista aquela parte da minha afeição que confina com a saudade”.

Clara Riso, explica que a data, ou melhor as datas escolhidas para o aniversário deste primeiro heterónimo, são os dias 1 e 11 de julho, ou seja, “não coincide” com a data de aniversário de Pessoa, a 13 de junho.

“São as primeira palavras, o primeiro registo da caligrafia de Pessoa que se conhece”, indica a diretora da Casa Fernando Pessoa. Clara Riso lembra que agora quem visitar este espaço, poderá percorrer todo o arco temporal de vida de Pessoa, desde as primeira palavras às últimas.

Durante o dia de aniversário de Fernando Pessoa, este domingo, haverá visitas guiadas com entrada gratuita. Além das visitas com equipa da Casa Fernando Pessoa, haverá também uma com com audiodescrição às 10h30 e às 12h30, 14h30, 15h30 outras visitas com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

A fechar o dia, a partir das 18h30, a esplanada recebe o concerto Palavra Música com a música do compositor brasileiro Vinicius Castro e palavras de Fernando Pessoa e outros poetas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+