Tempo
|

Covid-19 por concelho

Lisboa com aumento de casos. Há 12 novos concelhos na lista de risco Covid-19

11 jun, 2021 - 16:20 • Joana Gonçalves

Odemira, Sertã, Paredes de Coura e Sesimbra lideram a tabela de risco por município. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista novo aumento de infeções.

A+ / A-

Veja também:


A lista de risco Covid-19 por concelho volta a aumentar e regista 12 novas entradas. De acordo com o mais recente relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS), há agora 22 municípios com uma taxa de incidência de infeção por SARS-CoV-2 superior a 120 casos por cada 100 mil habitantes, a linha vermelha traçada pelo Governo.

Sesimbra, Monforte, Arruda dos Vinhos, Aljezur, Santarém, Albufeira, Cascais, Sintra, Vila Verde, Alcanena, Vimioso e Loulé são os concelhos que entram na tabela.

Já Golegã, Nordeste, Santana, Salvaterra de Magos, Arganil, Cantanhede, Castelo de Paiva, Montalegre, Chamusca, Póvoa de Lanhoso registam um decréscimo de casos de Covid-19 e abandonam a mesma lista de risco.

Braga, Lisboa, Odemira e Vale de Cambra, os quatro concelhos que não avançam no desconfinamento, apresentam um acréscimo do número de infeções. No total, são 116 (38%) os municípios que registam um aumento da taxa de incidência de infeção por SARS-CoV-2 e 108 (35%) os que registam um decréscimo.

Com uma incidência cumulativa igual a zero estão 70 concelhos. Este indicador não quer dizer, necessariamente, que os municípios estejam completamente livres de casos. É possível, no entanto, concluir que a situação epidemiológica está controlada nestes concelhos.

A Direção-Geral da Saúde divulga, desde dia 16 de novembro, o mapa de incidência cumulativa de infeção por município. O indicador corresponde ao número de novos casos nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes.

Este é um dos três critérios adotados pelo Governo português na avaliação de risco de infeção de cada concelho. Foram definidos quatro níveis de risco: moderado, elevado, muito elevado e extremamente elevado.

Os níveis diferem em número de incidência. Municípios com incidência inferior a 240 casos por 100 mil habitantes integram a lista de risco moderado.

Na lista de risco elevado entram os concelhos com uma incidência entre 240 e 480 casos por 100 mil habitantes. Segue-se o risco muito elevado, entre 480 e 960.

No nível máximo de risco - extremamente elevado - estão os concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes.


Matriz de Risco Covid-19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+