Tempo
|
A+ / A-

Barómetro ACEGE. ​Maioria dos empresários dá o verão como perdido

11 jun, 2021 - 06:41 • Sandra Afonso

Em resposta ao Barómetro mensal da ACEGE, a maioria dos empresários diz não acreditar na recuperação do turismo nos próximos meses nem conta com dinheiro do PRR. No plano laboral, a maioria teme cedências à esquerda na mudança da legislação, admite que muitos funcionário querem regressar às empresas, mas antevê que o teletrabalho continue.

A+ / A-

Mais de oito em cada 10 inquiridos pelo barómetro mensal da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE) responde que a saída de Portugal do corredor verde das viagens aéreas é um prenúncio de que a retoma do turismo no verão está comprometida.

Apenas 18% dos inquiridos ainda acredita numa viragem, apesar das filas de britânicos no último fim-de-semana no aeroporto, para evitarem uma quarentena no regresso a casa.

Olhando para todas as variáveis - a progressão do processo de vacinação, as restrições nas deslocações e as medidas políticas -, mais de metade (52%) defende que nem o turismo recupera este verão nem a economia será animada a curto prazo pelo sector.

Também não será a "bazuca" a resolver os problemas destas empresas. Apenas 30% contam com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência., enquanto sete em cada 10 dos empresários e gestores cristãos questionados admite que não vai candidatar a empresa ao apoio do PRR.

A esmagadora maioria, mais de 97%, defende que a empresa deve ajudar os trabalhadores em momentos de maiores dificuldades sócio-económicas. Uma grande percentagem, 44%, acredita que tem trabalhadores pobres na empresa, contra 56% que afasta essa possibilidade. Para oito em cada 10, as empresas têm responsabilidade de saber mais sobre a situação social e económica de quem empregam.

O barómetro de junho volta ainda a questionar os empresários sobre o teletrabalho. A grande maioria, 81%, receia que o Governo ceda aos partidos de esquerda na legislação laboral, de forma incomportável para as empresas.

Numa altura em que o executivo começa a levantar a obrigatoriedade do teletrabalho, cerca de 60% admite manter os funcionários neste modelo, mas uma percentagem idêntica, 64%, reconhece que os trabalhadores querem regressar às empresas.

Estas são as principais conclusões do barómetro de junho da ACEGE, enviado entre os dias 8 e 10 deste mês, a 1123 associados. Este é um trabalho da Netsonda, em parceria com a Renascença e o Jornal Económico.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+