Tempo
|
A+ / A-

Itália multa dezenas de turistas por levarem areia e conchas das praias da Sardenha

09 jun, 2021 - 09:57 • Olímpia Mairos

As areias brancas da ilha paradisíaca são protegidas desde 2017 e os turistas estão sujeitos a multas exorbitantes e até a prisão por removê-las de praias locais.

A+ / A-

A polícia italiana apreendeu cerca de 100 quilos de areia, pedras e conchas levadas das praias da Sardenha, em 2020, e multou dezenas de turistas que as retiraram da ilha.

De acordo com a CNN, foram notificadas 41 pessoas, com multas que podem ir até aos três mil euros.

As areias brancas da ilha paradisíaca são protegidas desde 2017 e os turistas estão sujeitos a multas exorbitantes e até a prisão por removê-las de praias locais.

A fiscalização foi feita a turistas no Aeroporto Olbia Costa Smeralda, na Sardenha, e a alguns websites onde estavam a ser vendidas.

A areia, as pedras e as conchas apreendidas foram devolvidas às praias.

Segundo as autoridades, a venda de areia e conchas online, recolhidas ilegalmente na costa da ilha do Mediterrâneo, é cada vez mais frequente, apesar de no último verão se ter verificado uma "redução significativa do número de turistas na ilha" devido à pandemia.

As autoridades dão conta que, este ano, já passaram multas no valor de cerca de 13 mil euros, acrescentando que, sempre que possível, os artigos apreendidos estão a ser devolvidos às áreas de onde foram retirados.

Segundo a CNN, em setembro de 2020, um turista francês foi multado em mil euros, ao tentar sair de Sardenha com mais de dois quilos de areia na bagagem.

No ano anterior, um casal francês tinha sido ameaçado de prisão, depois de encontradas 14 garrafas de plástico com cerca de 40 quilos de areia branca da ilha italiana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+