Tempo
|
A+ / A-

Requisitos para jogar na I Liga. Decisão após dia 18 de junho

08 jun, 2021 - 18:23 • Rui Viegas Redação

Rio Ave e Sp. Farense estão atentos. Boavista e Arouca confiantes de que cumprem todas as exigências.

A+ / A-

A Liga Portugal deve tomar uma decisão em relação à certificação dos clubes que vão participar na I Liga na época 2021/22, após dia 18 de junho. De acordo com o que foi veiculado à Renascença, há alguns clubes que poderão não cumprir os requisitos para a nova temporada.

O Rio Ave, que pela voz do advogado Pedro Macieirinha já garantiu estar atento, e o Farense acompanham o processo de perto, uma vez que em caso de incumprimento de outrem são os clubes na linha da frente para ocuparem vaga em aberto na I Liga.

O Rio Ave - despromovido no “play-off” - garante ser o emblema que, nesse caso, deve ficar na I Liga, mas os regulamentos favorecem o Sp. Farense, garantem os algarvios, alegando que o Regulamento de Competições refere-se ao benefício da equipa melhor classificada no final do campeonato, com o "play-off" omitido.

À Renascença chegou a informação de que o Boavista teria falhado a aprovação do seu Processo Especial de Revitalização (PER) e, não reunindo os requisitos exigidos, o clube do Bessa poderia descer automaticamente de divisão. Um caso semelhante ao do V. Setúbal na temporada anterior.

Em resposta à Renascença, o Boavista manifesta repúdio por essa informação, que classifica de falsa e especulativa. O clube portuense remete resposta para as declarações já proferidas pelo presidente Vítor Murta, que garantiu que o PER "está ativo".

"Obviamente que vamos cumprir [os requisitos]. Estamos a cumprir com todos os compromissos", disse o dirigente máximo dos axadrezados, quando a questão sobre o Boavista foi levantada, durante a última assembleia geral da Liga, pelo Rio Ave.

A situação do Arouca, vencedor do “play-off”, também foi sinalizada à Renascença, por o clube estar em situação de insolvência. Situação que poderia abrir outra vaga.

Sobre o tema, os arouquenses já indicaram que o seu PER foi aprovado em março de 2021 e, por isso, o clube não considera que a presença na I Liga esteja em causa.

Ao que Bola Branca apurou, a Liga deve pronunciar-se sobre esta polémica entre os dias 18 e 20 de junho.

[notícia corrigida e atualizada às 01h00, de 9 de junho, com posição do Boavista e informação previamente difundida pelo Arouca]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+