Tempo
|
Três por Todos - Assista ao direto Três por Todos - Participe nos leilões
Tudo sobre o EURO 2020 Últimas Notícias
Tudo sobre o EURO 2020 Últimas Notícias
A+ / A-

Igreja Católica convida à oração pela santificação dos sacerdotes

08 jun, 2021 - 11:38 • Olímpia Mairos

A jornada de oração pelos padres foi criada pelo Papa São João Paulo II e, segundo D. António Augusto Azevedo, “parece ter ainda maior atualidade, tendo em conta o facto de que as referências públicas ao clero são, muitas vezes, negativas”.

A+ / A-

O presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM) convida os cristãos a rezarem pelos sacerdotes.

Na nota publicada para assinalar o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, que se celebra na sexta-feira, D. António Augusto Azevedo nota que a iniciativa lançada pelo Papa São João Paulo II, em março de 1995, tem “merecido uma adesão crescente na vida da Igreja”.

“A celebração anual deste dia tem contribuído para uma maior consciência da importância desta intenção e tem ajudado a reforçar a oração pelos sacerdotes”, afirma D. António Augusto, explicando que na oração “o povo cristão pode expressar a sua gratidão pela entrega da vida dos sacerdotes ao seu serviço e pode também perceber melhor as dificuldades e fragilidades que, tantas vezes, eles experimentam”.

Para o também bispo de Vila Real, passadas mais de duas décadas, a jornada de oração “parece ter ainda maior atualidade, tendo em conta o facto de que as referências públicas ao clero são, muitas vezes, negativas”.

Tendo presente o exemplo do Papa Francisco, que repetidamente pede que rezem por ele, o presidente da CEVM apela a que “os fiéis rezem mais pelos seus pastores”.

“A santificação dos sacerdotes servirá de sinal e estímulo à santificação de todos os crentes”, assinala o prelado.

Para a celebração da jornada de oração pelos sacerdotes, que se celebra no dia 11 de junho, solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Comissão Episcopal Vocações e Ministérios disponibiliza, online, um conjunto de subsídios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    09 jun, 2021 Funchal 14:12
    O clero tem que ser exemplo e quem não quer cumprir, que mude para as Igrejas ditas protestantes. Fácil. Além da oração, o jejum também é crucial.

Destaques V+