Tempo
|
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Ventura quer saber se Portugal também exige teste a quem vier de Espanha

07 jun, 2021 - 23:59 • Lusa

Líder do Chega questiona os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna sobre "os motivos invocados pelo Governo espanhol para sustentar tal decisão" e se da parte de Portugal se vai verificar uma "reciprocidade de procedimentos".

A+ / A-

O deputado André Ventura, do Chega, questionou o Governo sobre os motivos invocados por Espanha para justificar as medidas de controlo fronteiriço devido à Covid-19 anunciadas esta segunda-feira quer saber se Portugal vai fazer as mesmas exigências.

Espanha passou a exigir, desde esta segunda-feira, a quem viajar de Portugal por via terrestre, um teste negativo à Covid-19, certificado de vacinação ou de recuperação da doença, segundo o Consulado Geral de Espanha em Portugal.

Dirigindo-se ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o deputado único do Chega quer saber se a decisão comunicada por Espanha foi acertada com o Governo português.

André Ventura questionou também os dois ministros sobre "os motivos invocados pelo Governo espanhol para sustentar tal decisão" e se da parte de Portugal se vai verificar uma "reciprocidade de procedimentos".

"O nosso país parece uma vez mais ser apanhado literalmente desprevenido por autoridades estrangeiras, circunstância que desprestigia Portugal e os portugueses e que parece merecer, da parte do executivo português, um incompreensível silêncio e/ou desconhecimento da realidade que nos rodeia", frisou o deputado do Chega, numa nota divulgada esta segunda-feira.

Além da decisão do Governo espanhol, André Ventura recordou a retirada de Portugal dos destinos considerados seguros pelo Reino Unido salientou que a situação "mais se parece assemelhar a um verdadeiro boicote ao povo português" e exige aos governantes "esclarecimentos cabais e medidas proporcionais".

O líder do Chega considerou que, além do "desprestígio ao país, estas decisões representam também uma realidade muito preocupante para a retoma da economia nacional, que se afigurava menos negativa com a chegada do verão".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    08 jun, 2021 Lisboa 07:37
    Isto é ser Oposição. O Parolo do Norte, auto-intitulado "líder" da Oposição que veja e ouça, que pode ser que aprenda alguma coisa...

Destaques V+