Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Explicador

Espanha exige teste à Covid a Portugal. O que se passa?

08 jun, 2021 - 08:02 • Miguel Coelho

Um certificado em quatro línguas que não a portuguesa e multa até três mil euros a quem não o apresentar na fronteira terrestre. As novas regras espanholas já estão em vigor e apanharam Portugal de surpresa.

A+ / A-

Existe uma ameaça de conflito diplomático na Península Ibérica. As relações entre Portugal e Espanha já viram melhores dias.

O que motivou este mal-estar repentino?

O que motivou foi a decisão espanhola de passar a exigir um teste negativo à Covid-19 a quem chegue a Espanha de carro, à semelhança do que já acontecia nas deslocações aéreas ou marítimas.

É uma imposição que entrou em vigor já ontem e que apanhou o Governo português de surpresa. E o problema começa logo aí: é que as autoridades espanholas não avisaram Portugal da nova medida, o que surpreende tendo em conta a propalada boa relação entre os dois países. Além disso, ainda na passada sexta-feira estiveram juntos os dois primeiros-ministros e o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o Rei de Espanha, na apresentação da candidatura conjunta ao Mundial de Futebol.

É estranho que, três dias depois e de forma unilateral, seja aplicada uma restrição a quem queira atravessar a fonteira a partir de Portugal.

Mas vamos por partes: isto aparece agora porquê?

Tem a ver com uma nova norma da direção-geral de saúde espanhola, que se aplica a todos os países considerados de risco no que toca à pandemia. Apesar de ter uma incidência de casos de Covid muito inferior à de Espanha, Portugal surge incluído nessa lista. A incidência é de 70 em Portugal e de 118 em Espanha.

Outra circunstância curiosa é que o Reino Unido não é considerado de risco, apesar de ter mais casos do que Portugal e de ser o país europeu onde está mais disseminada a variante indiana da Covid-19.

Mas então que lógica pode ter a decisão espanhola?

A mesma lógica que muita gente atribuiu à decisão britânica de retirar Portugal da lista verde: Espanha também precisa muito do turismo interno, sobretudo, porque continua fora dos países considerados seguros pelos ingleses. Ao colocar restrições à entrada por via terrestre, também estará a dissuadir muitos espanhóis de virem a Portugal, porque, no regresso, terão de fazer os testes para poder entrar e muitos optarão por ficar de férias em Espanha.

O que acontece a quem não apresentar o teste negativo para entrar em Espanha?

Incorre numa multa que pode chegar aos três mil euros. As únicas exceções são para quem tenha certificado de vacinação ou recuperado da Covid-19 e ainda para profissionais de transportes, trabalhadores fronteiriços ou residentes até 30 quilómetros da fonteira.

Além destes casos, são exigidos testes a todas as pessoas, incluindo crianças a partir dos 6 anos.

Que testes exigem?

Podem ser testes PCR ou testes rápidos, desde que façam parte da lista publicada pela Comissão Europeia e que tenham sido feitos até 48 horas antes. Mas com mais um pormenor, explicado na página do consulado geral de Espanha em Portugal: os certificados – sejam de vacinação, sejam de recuperação da Covid, sejam os certificados dos testes à Covid-19 – devem estar escritos numa de quatro línguas: espanhol, inglês, francês ou alemão.

A língua portuguesa não está prevista, pelo que, se não for possível obter o certificado num destes quatro idiomas, explica o consulado, o documento deve ser acompanhado de tradução em espanhol realizada por um organismo oficial, o que dificulta ainda mais o processo.

Já o Governo espanhol deu alguma explicação?

Não. Até agora, só se ouviram as manifestações de surpresa e desagrado por parte de Portugal. O Presidente da República já disse que acha muito estranho que isto tenha acontecido sem uma palavra de Espanha ao Governo português e o ministro dos Negócios Estrangeiros diz esperar que tenha sido um erro das autoridades espanholas, tendo ameaçado responder da mesma moeda – ou seja, colocar restrições a quem venha de Espanha.

Até agora, não há notícia de que Espanha tenha respondido ao pedido de esclarecimentos de Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+