Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Espanha passa a exigir teste Covid a quem viajar de Portugal por via terrestre

07 jun, 2021 - 16:23 • Redação

Viajantes também podem apresentar certificado de vacinação ou de recuperação da Covid-19. Medida não é recíproca a quem quiser cruzar a fronteira para Portugal.

A+ / A-

Veja também:


Quem viajar de Portugal para Espanha por via terrestre terá apresentar na fronteira um teste negativo à Covid-19, estar vacinado contra a doença ou apresentar um certificado de recuperação.

A medida não se aplica a quem vive a menos de 30 quilómetros da fronteira com Espanha.

Até agora, os viajantes limitavam-se a passar pelos postos fronteiriços e não precisavam de possuir qualquer comprovativo sanitário.

A informação foi avançada pelo Consulado Geral de Espanha em Portugal, num comunicado divulgado no domingo.

No caso dos testes, poderão ser PCR ou antigénio e terão de ser negativos nas 48 horas anteriores à entrada em Espanha.

As novas regras são semelhantes ao que acontece para as pessoas que viajam de avião ou por via marítima.


A medida é só exigida pelas autoridades espanholas. Quem venha do país vizinho para Portugal não terá de apresentar qualquer teste negativo ou comprovativo de vacinação.

A partir desta segunda-feira, 7 de junho, "todas as pessoas com mais de seis anos que cruzem a fronteira terrestre entre Portugal devem dispor de alguma das certificações sanitárias exigidas a todos os passageiros que entrem em Espanha por via aérea e marítima", refere a nota do Consulado.

As multas são de três mil euros para quem não cumprir a exigência das autoridades espanholas.

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes e 388 novos casos de Covid-19, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos hospitais portugueses estão internadas 291 pessoas, mais 26 em relação ao balanço de domingo.

Desde a chegada da pandemia a Portugal, em março do ano passado, estão confirmadas 17.036 mortes e 853 mil casos de Covid-19.

[notícia atualizada às 18h58]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Irrelevantes
    07 jun, 2021 Sem coluna Vertebral 19:11
    E não há reciprocidade? Quer dizer que os espanhóis podem entrar à vontade aqui- e trazer as doenças que quiserem - enquanto nós temos de provar e comprovar que estamos bem? Quando se pensa que a nossa falta de fibra e insignificância não podem ser maiores... Irrelevantes e sem coluna vertebral

Destaques V+