Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Estou aqui”. Pulseiras com validade alargada até ao fim do ano

02 jun, 2021 - 07:59 • Marta Grosso

Iniciativa criada pela PSP em 2012 para ajudar a encontrar crianças já permitiu resolver dez desaparecimentos.

A+ / A-

As pulseiras “Estou Aqui” adquiridas no ano passado têm validade até do dia 31 de dezembro deste ano. A validade foi estendida por causa da pandemia de Covid-19.

A informação é veiculada nesta quarta-feira pela Polícia de Segurança Pública, através de comunicado, mas quem pediu a pulseira no ano passado já terá recebido também um email da PSP, a dar nota da extensão.

A validade habitual era até 31 de maio do ano seguinte ao pedido.

Se, por acaso, a pulseira pedida no ano passado esteja degradada ou tenha sido perdida, deverá solicitar o seu cancelamento (para o e-mail: estouaqui@psp.pt) para depois fazer novo pedido, no site https://estouaqui.mai.gov.pt/Pages/Home.htm

O programa “Estou Aqui! Crianças” (EAC) foi criado em 2012 com o objetivo de agilizar o trabalho de sinalização de uma criança desaparecida e promover o seu rápido retorno à família.

Em nove anos, foram resolvidas 10 ocorrências de desaparecimento com recurso a este programa. Durante o mesmo tempo, foram distribuídas mais de 386.600 pulseiras e estão ativas, neste momento, 23.441.

As pulseiras destinam-se a crianças entre os 2 e os 10 anos. Têm um código alfanumérico único e são válidas em todo o território nacional.

Podem ser solicitadas tanto para crianças residentes em Portugal como para não residentes (que estejam em férias, por exemplo).

A iniciativa é da PSP, em parceria com a Altice Portugal, o Ministério da Administração Interna e duas instituições de apoio à criança (incluindo a “Missing Children Europe”).

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+