Tempo
|
A+ / A-

Èvora

História e tradição do vinho de talha na Rota dos Vinhos do Alentejo

01 jun, 2021 - 10:55 • Rosário Silva

Foi pelos romanos que o modo de vinificação do vinho de talha chegou há mais de dois mil anos. Distingue-se “pelo facto de fermentar na talha, ao invés de em cubas”.

A+ / A-

Um workshop exclusivo de vinho de talha, nesta quinta-feira, dia 3, marca o arranque das atividades presenciais planeadas para este ano, no espaço Rota dos Vinhos do Alentejo, em pleno centro histórico de Évora.

Da história à tradição, passando pelo processo produtivo do vinho de talha, e a prova de diferentes néctares acompanhados dos produtos típicos da região, é a proposta da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) para a manhã do dia feriado.

“Este é o primeiro de muitos eventos que queremos realizar, este ano, na Rota dos Vinhos do Alentejo, um espaço que convida a sentir verdadeiramente a região”, destaca Francisco Mateus, presidente da CVRA.

No evento participam os produtores da Adega Cooperativa da Vidigueira, da Herdade do Rocim, das Gerações da Talha e, também, o professor Arlindo Ruivo, “nome incontornável desta tradição secular, para transmitir os melhores saberes deste vinho ancestral”, lê-se na apresentação enviada à Renascença.

Este primeiro workshop centra-se nos sabores da Vidigueira e abre a porta a uma série de encontros planeados pela CVRA para dar a conhecer e explorar todas as oito sub-regiões vitivinícolas do Alentejo.

“Queremos dar a conhecer os nossos vinhos, mas também as particularidades do nosso território”, alude Francisco Mateus, que além de querer “receber estrangeiros”, manifesta a vontade de “aproximar os portugueses e os alentejanos das nossas próprias tradições.”

Foi pelas mãos dos romanos que o modo de vinificação do vinho de talha chegou há mais de dois mil anos, permanecendo, até hoje, “como parte da cultura e ADN da região.”

Trata-se de um “vinho inigualável” que se distingue, fundamentalmente, refere a CVRA, “pelo facto de fermentar na talha, ao invés de em cubas, o que lhe confere características únicas.”

As inscrições para esta sessão podem ser feitas online, mas por causa da pandemia, o número de participantes é limitado.

Tudo sobre os vinhos do Alentejo num único espaço

Inaugurado em março de 2020, a Rota dos Vinhos do Alentejo conta com uma zona de experiências sensoriais e uma sala multimédia. Os visitantes são convidados a desenhar o seu próprio percurso constituído por adegas, restaurantes e hotéis, enquadrados no âmbito do enoturismo alentejano.

O espaço dá a conhecer a história da viticultura alentejana, os tipos de solo ou castas mais comuns na região, a tradição ancestral do vinho de Talha, as práticas sustentáveis, e ainda saborear os diferentes néctares aí produzidos.

“Queremos que o nosso espaço de provas, bem no centro da cidade de Évora, seja de todos os produtores e de todos os que queiram saber mais sobre nós”, acrescenta o presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.

Recorde-se que o Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Cerca de 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, nomeadamente o Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Polónia e China.

O Alentejo é ainda detentor do “Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo”, iniciativa pioneira, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+