Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Censos 2021

Prazo para responder ao Censos 2021 terminou esta segunda-feira

31 mai, 2021 - 21:55 • Lusa

O INE refere na próxima fase as equipas de recolha vão contactar e notificar os alojamentos que não responderam dentro do prazo estabelecido.

A+ / A-

O prazo para responder ao Censos 2021, que tinha sido prolongado no início do mês, terminou hoje, com quase 90% das respostas submetidas pela Internet, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em comunicado, o INE refere que desde 5 de abril foram distribuídos mais de 4,5 milhões de cartas com os códigos para preencher os Censos, sendo que quase todas as respostas foram digitais, sobretudo através da internet (87,6%).

Além da página de internet, este ano também foi possível responder através de uma aplicação móvel, opção utilizada por 7,6% das pessoas e nos balcões digitais ("eBalcão") das Juntas de Freguesia (4,1%).

"As respostas em papel no Censos 2021 foram residuais, 0,4% do total (50% nos Censos de 2011)", acrescenta o comunicado, referindo também que 0,3% das respostas foram registadas através da linha de apoio, que atendeu a mais de 200 mil chamadas.

"A resposta expressiva pela Internet permitiu que a operação decorresse com toda a qualidade, tranquilidade e segurança exigidas face ao contexto de saúde pública do país", sublinha o INE.

Sem precisar o número total de respostas contabilizadas, o INE refere na próxima fase as equipas de recolha vão contactar e notificar os alojamentos que não responderam dentro do prazo estabelecido.

"Só em último caso, quando de recusa absoluta em responder aos Censos 2021, o INE irá aplicar as coimas previstas na lei", acrescenta.

No contacto com os cidadãos, estiveram envolvidos cerca de 15.000 recenseadores contratados.

Os resultados preliminares dos Censos 2021 deverão ser conhecidos em agosto e só no último trimestre de 2022 serão apresentados os resultados definitivos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+