Tempo
|
A+ / A-

Campeão Nacional

Foi há 75 anos que o Belenenses viveu o seu dia mais "mágico"

26 mai, 2021 - 13:45

O atual presidente do CF Os Belenenses, Patrick Morais de Carvalho, recorda o título de campeão nacional de 1946.

A+ / A-
A equipa campeã. Foto: CF OS Belenenses
A equipa campeã. Foto: CF OS Belenenses
A taça de campeão de 1946. Foto: CF Os Belenenses
A taça de campeão de 1946. Foto: CF Os Belenenses
Patrick Morais de Carvalho recorda um dia "mágico". Foto: DR
Patrick Morais de Carvalho recorda um dia "mágico". Foto: DR

No dia 26 de maio de 1946, o Clube de Futebol Os Belenenses sagrou-se campeão nacional de futebol da I Divisão. É o único título reconhecido oficialmente a este emblema centenário. Patrick Morais de Carvalho recorda um dia "mágico" da história do clube a que preside.

Em entrevista a Bola Branca, o atual presidente do Belenenses lembra um título que foi arrancado a ferros perante a oposição do Benfica.

"O Belenenses chegou à última jornada e precisava de vencer o jogo em Elvas e, à mesma hora, o Benfica recebia o Vitória de Guimarães. Como consideramos que no Belenenses é sempre contra tudo e todos, o Benfica nessa semana envia um treinador para o Elvas, que era o Valadas, e o Belenenses viajou para Elvas com a equipa dividida por vários automóveis. A viagem foi muito atribulada e durou seis horas. Logo no início do jogo, o Belenenses sofreu um golo e o Benfica começou cedo a marcar ao Vitória. Na segunda parte, conseguimos dar a volta e vencemos o jogo. Um dos golos foi do Andrade, que é o único jogador dessa equipa que ainda está vivo", relata o dirigente belenense.

O Clube de Futebol os Belenenses tem reconhecido o título de 1945/1946 mas tenta junto da Federação Portuguesa de Portugal o reconhecimento de mais três campeonatos nacionais, tal como o Sporting:

“Temos três campeonatos de Portugal e há uma Comissão de historiadores que está a analisar o tema e vamos aceitar a sua decisão até porque assinei um documento nesse sentido na Federação”.

Chegar ao Campeonato de Portugal e continuar a subir


Passados 75 anos, e após a separação da SAD, o CF Os Belenenses procura a subida da sua equipa sénior de futebol ao Campeonato de Portugal, que na próxima temporada será a quarta divisão do futebol português.

Na liderança da I Divisão da Associação de Futebol de Lisboa, o Belenenses prepara um “orçamento anual de 250 mil euros” para a subida de divisão. O objetivo passa por “atingir rapidamente os campeonatos profissionais e chegar às receitas das transmissões televisivas".

"A nossa prioridade passa por aí. Nos próximos dois a três anos as receitas do clube vão ser direcionadas para a equipa de futebol, mas o Belenenses vai continuar a ser um clube eclético”, explica Patrick Morais de Carvalho, nesta entrevista à Renascença.

Patrick Morais de Carvalho garante que o assunto da SAD “está resolvido para o clube e para o seus sócios” e que o Belenenses SAD, que participa, na I Liga “é visto como um adversário como outro qualquer”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Manuel dos Sant
    27 mai, 2021 Loulé 00:08
    Nestes anos e em verdade tem que se dizer que o Belenenses era um dos grandes clubes de Portugal, com fervorosos adeptos do norte ao sul. E até em Algés e na Cruz Quebrada.

Destaques V+