Tempo
|
A+ / A-

Jornalista detido na Bielorrússia aparece em vídeo a confessar crimes

24 mai, 2021 - 22:48 • Filipe d'Avillez com Lusa

Roman Protasovich diz no vídeo que está bem de saúde, que está a ser bem tratado e que ajudou a organizar motins na capital da Bielorrússia, a mando da União Europeia e dos EUA.

A+ / A-

O jornalista Roman Protasevich, que foi detido há poucos dias pelas autoridades da Bielorrússia, apareceu num vídeo onde afirma estar a ser bem tratado e não ter problemas de saúde.

A gravação, publicada na rede social Telegram, começou a circular na segunda-feira.

Em russo, e no espaço de menos de um minuto, o jornalista e ativista admite ainda ter agido a mando da União Europeia e dos EUA para organizar protestos violentos contra o regime de Lukashenko, o ditador que governa a Bielorrússia há vários anos. Os crimes que o jornalista admite ter cometido acarretam, segundo o correspondente do Financial Times em Moscovo, Max Seddon, penas de até 15 anos de prisão.

Protasevich nega notícias que entretanto circularam de que ele estaria a sofrer de problemas cardíacos.

Não existem outras informações sobre o vídeo, nem é possível determinar se o ativista foi coagido a proferir aquelas palavras, ou se falou de livre vontade.


O jornalista e blogger Roman Protasevich, de 26 anos, é um opositor do regime da Bielorrússia, presidido por Alexandr Lukashenko, desde os seus tempos de adolescente.

Para a sua pretendida detenção, Lukashenko forçou o desvio, para Minsk, de um avião comercial, da Ryanair, que voava de Atenas para a capital da Lituânia, Vílnius.

O delito da mais recente vítima de Lukashenko foi ter sido diretor dos canais Telegram Nexta e Nexta Live, que foram decisivos na organização dos protestos contra o dirigente do regime de Minsk depois das eleições presidenciais fraudulentas de agosto de 2020 e para a denúncia da repressão violenta das manifestações pacíficas.

O jovem é um colaborador próximo da líder da oposição bielorrussa no exílio, Svetlana Tijanovskaya, que está refugiada na Lituânia e que há uma semana seguiu a mesma rota do avião da Ryanair que agora foi desviado para Minsk.

Em 19 de novembro de 2020, Protasévich, juntamente com o fundador dos canais NEXTA, Stepan Putilo, foi incluído em uma lista de pessoas acusadas de "atividades terroristas" pelo Comité de Segurança do Estado (KGB) da Bielorrússia.

Dias antes, ambos tinham sido acusados à revelia de organizar desordens maciças, de atentar gravemente contra a ordem pública e de incentivar a discórdia social.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    25 mai, 2021 Lisboa 08:55
    Com uma arma apontada, ou a perspectiva de "suicidar-se" na cela, claro que ele diz tudo o que os raptores quiserem ...
  • JMC
    24 mai, 2021 USA 23:57
    Quando vão aprender a lição esses jornalistas na Europa Oriental? O Putin ainda puxa as cordas em tantos países da antiga União Soviética. Que vergonha para aqueles jornalistas e comentaristas que criticam esses governos autoritários! Não sabem que os ditadores no mundo só querem ouvir o que querem ouvir? Agora que penso nisso, a mesma coisa tem existido aqui nos EUA com Trump e bajuladores. Camaradas, nunca revelem uma opinião contrária, ou então!!

Destaques V+