Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Catarina Martins reeleita, mas com menos mandatos na Mesa Nacional do Bloco

23 mai, 2021 - 13:24 • Paula Caeiro Varela

Vantagem da direção bloquista diminuir de 70 para 54 no principal órgão entre convenções.

A+ / A-

A lista de Catarina Martins venceu as eleições à Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, que decorreram este fim de semana, em Matosinhos, na XII Convenção Nacional deste partido.

Contudo, a lista da direção bloquista diminuiu significativa a sua maioria na Mesa Nacional que é o principal órgão do BE entre convenções. Um reflexo de muitas críticas que foram ouvidas ao longo desta convenção, com a Moção E a congregar a maioria dos descontentes.

O anúncio da votação foi feito por Joana Mortágua, que presidiu aos trabalhos, com a seguinte ordem: 340 inscritos, 335 votantes, 5 votos brancos.

Quanto à distribuição dos votos foi a seguinte:

MOÇÃO A, da atual direção, consegue 224 votos - 54 mandatos - tinha 70 anteriormente

Moção C, 18 VOTOS - quatro mandatos

Moção E, do movimento Convergência, que contesta a direção atual, consegue 68 Votos - 17 Mandatos

Moção N, conquista 20 VOTOS - cinco mandatos

Antes, no encerramento do debate sobre as moções, foi a intervenção de Bruno Candeias, da lista E, quem conseguiu aquecer a sala e levantar alguns delegados em aplausos, deixando de novo críticas à direção, que vai continuar "a errar enquanto do alto da sua sobranceria fizer da linha a disputa por migalhas do PS".

Jorna Mortágua deu há momentos por encerrados os trabalhos, faltando apenas a intervenção final de Catarina Martins, com gritos de "Palestina Vencerá".

[em atualização]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+