Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
Decidir Europa - Ricardo Parreira e o

Decidir Europa

Ricardo Parreira e o 'novo normal' na gestão

21 mai, 2021 • José Bastos


O CEO da PHC, criador de um ecossistema inspirador de boas práticas para pessoas mais felizes e empresas mais produtivas, olha para os desafios pós-pandemia.

A pandemia mudou as regras do jogo, trocando hábitos, alterando prioridades e produzindo curto-circuitos nos modelos mais tradicionais de gestão empresarial. Um cisne negro em forma de vírus global causou profundas cicatrizes materiais e feridas intangíveis na estratégia de negócio de organizações em todo o mundo.

Gestores, equipas de direção, departamentos de RH, tiveram de remodelar rutinas, restruturar e inovar, nalguns casos, e, noutros, acelerar tendências que antes da pandemia já respondiam a dinâmicas em contínua evolução.

Importava responder a desafios de todos os envolvidos – colaboradores, fornecedores, clientes e acionistas - que se alteravam ao minuto.

Superada a fase inicial de desconforto e adaptação, grande parte do exército da gestão mundial já trafega na avenida da recuperação. Nesta viagem - não isenta de dificuldades - as empresas enfrentam o desafio de se dotar de um plano de reinvenção voltado para o amanhã, capaz de enfrentar ameaças sempre latentes e, claro, gerador de oportunidades.

O desenho do mercado laboral está imerso num processo de transformação constante. A pandemia levou a uma metamorfose organizacional sem paralelo, indicando que o futuro das empresas pouco terá a ver com as práticas, comportamentos e valores empresariais pré-Covid. Já bate à porta o redesenho da nossa forma de trabalhar e relacionar.

Emergem novos paradigmas de gestão até aqui improváveis.

Ricardo Parreira tinha 22 anos quando criou a tecnológica PHC em 1989. Mais de três décadas e o livro “Gestão descontraída, mas profissional” depois, o gestor, que antes da pandemia já ‘vivia’ no futuro pós-Covid, ajuda-nos a percorrer os desafios da gestão no novo normal.

Afinal, Ricardo Parreira, reconhecido especialista na gestão de PME’s, sabe uma ou outra coisa de 'felicidade no local de trabalho': a PHC já foi reconhecida como a segunda empresa mais feliz do país.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.