Tempo
|
A+ / A-

Myanmar. Comissão eleitoral dissolve o partido de Suu Kyi

21 mai, 2021 - 09:33 • Redação com agências

O mesmo organismo pediu às autoridades para que persigam, "por traição", os líderes do partido.

A+ / A-

A Comissão Eleitoral de Myanmar, que é controlada pela Junta Militar, anunciou a dissolução do partido Liga Nacional para a Democracia, liderado por Aung San Suu Kyi, deposta pelo golpe de estado de fevereiro.

O mesmo organismo goovernamentar pediu às autoridades para que persigam, "por traição", os líderes do partido.

O Supremo Tribunal vai julgar a líder deposta por violar a Lei dos Segredos Oficiais, a acusação mais grave enfrentada por Suu Kyi, em prisão domiciliária desde o golpe de Estado.

O exército de Myanmar (antiga Birmânia) justificou o golpe de Estado de 1 de fevereiro por supostas fraudes eleitorais durante as legislativas de novembro de 2020 cujo resultado deu a vitória à Liga Nacional para a Democracia.

As legislativas foram consideradas legais pelos observadores internacionais.

Os protestos da população nas ruas, alvo de fortes repressões militares, já provocaram 790 mortos e centenas de feridos.


Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+