Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Ministro das Finanças rejeita "dramatismo" com fim das moratórias

21 mai, 2021 - 06:52 • Lusa

"Temos a expectativa de que teremos agora, antes do fim da moratória, uma forte recuperação da economia", diz João Leão. Deu como exemplo os pagamentos do multibanco, das últimas três semanas, que estão bastante superiores ao que eram antes da pandemia.

A+ / A-

O ministro de Estado e das Finanças afirmou, em entrevista conjunta com o presidente do Eurogrupo, que o fim das moratórias bancárias concedidas no âmbito da Covid-19, marcado para setembro, não deve ser levado com "dramatismo".

"Falei aqui com o meu colega irlandês que também na Irlanda conseguiram atravessar bem o fim das moratórias, e noutros países também conseguiram. Não tem que ter o dramatismo que muitas vezes se coloca em Portugal", considerou João Leão em entrevista à Lusa.

Ladeado por Paschal Donohoe, presidente do Eurogrupo (grupo de ministros das Finanças da zona euro) e seu homólogo irlandês, o governante português frisou que noutros países "a evolução foi menos dramática do que muitas vezes se antecipa", podendo o mesmo suceder em Portugal.

"Temos a expectativa de que teremos agora, antes do fim da moratória, uma forte recuperação da economia", disse, alicerçando-se em dados dos "principais indicadores avançados" que demonstram a retoma.

"O exemplo que demos é que os pagamentos do multibanco nas últimas três semanas estão bastante superiores ao que eram antes da pandemia, em 2019", algo que demonstra que "o consumo está a recuperar de forma muito rápida", no entender do ministro.

João Leão crê também que os setores "de retalho e do turismo vão estar mais bem preparados para o momento de quando chegar o fim das moratórias, em setembro", devido ao verão que se avizinha, com uma recuperação "muito forte".

No entanto, o ministro considerou "muito importante" que se olhe "com atenção para o efeito que a crise teve nos balanços" das empresas dos setores mais afetados, e "perceber como é que elas têm a capacidade para enfrentar a moratória".

"Por um lado, o Governo já aprovou um conjunto de linhas de empréstimo com garantias do Estado que dão financiamento adicional a estas empresas, que são importantes para enfrentar também esse período, e por outro lado também é importante percebermos como é que chegando ao fim da moratória, onde estas empresas se vão situar", prosseguiu.

O governante destacou ser necessário avaliar "que mecanismos adicionais o Estado pode trazer" para ajudar as empresas com as suas obrigações "no momento em que, sobretudo nos setores mais atingidos, passam a ter que fazer a amortização normal que faziam antes da crise".

Por sua parte, o presidente do Eurogrupo reconheceu que "poderão existir desafios" em termos de "crédito malparado e riscos bancários", mas "é por os governos terem intervindo de forma tão forte nas economias para ajudar os empregadores em tempos de dificuldade", que isso "deverá reduzir o nível do desafio".

"A mera razão, por exemplo, pela qual os governos estão a gastar tanto dinheiro atualmente, é para que, quando começarmos a recuperar, se reduzam os danos nos balanços de muitos empregadores, particularmente os mais pequenos", vincou Paschal Donohoe.

A adesão às moratórias públicas por parte de empresas e particulares terminou em 31 de março, permitindo que, no máximo, os encargos com o crédito (capital e/ou juros) possam ser diferidos por mais nove meses. Regra geral, contudo, a moratória pública termina em 30 de setembro.

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+