Tempo
|
A+ / A-

Se a injeção sofrer corte, Novo Banco admite pedir mais dinheiro

19 mai, 2021 - 11:47 • Sandra Afonso

Presidente do Novo Banco não descarta a possibilidade de pedir mais 100 milhões de euros.

A+ / A-

Pelo menos mais 100 milhões de euros. É o valor quanto o presidente do Novo Banco conta pedir ao Fundo de Resolução no próximo ano, se se confirmar que a entrega este ano fica aquém dos quase 600 milhões reclamados pelo banco.

“Num cenário de 430 milhões de euros [de injeção de capital] este ano, isso pode acontecer. Seria na volta dos cento e qualquer coisa milhões de euros que eventualmente poderia surgir”, afirmou durante a audição na Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco.

Segundo António Ramalho, a chamada de capital não terá que ver com os resultados deste ano (em que o banco espera ter lucro pela primeira vez), mas com o regime contabilístico transitório IFRS 9.

Durante a audição, falou ainda dos bónus e salários. O presidente do Novo Banco admite que esta é uma “polémica perdida”, mas defende que as remunerações não são autoatribuídas, são estabelecidas por uma comissão, não há limites estabelecidos e foi o banco que decidiu adiar o pagamento dos bónus até ao final da resolução.

Ramalho desmentiu ainda Luís Filipe Vieira, o segundo maior devedor do Novo Banco. Garante que foi avaliado o património pessoal do presidente do Benfica, mas é preferível “não executar”.

Vieira tem registado em seu nome um imóvel e uma moradia. A dívida ao banco ultrapassa os 181 milhões.

Até ao momento, o Fundo de Resolução ainda não indicou o valor em que capitalizará o Novo Banco referente a 2020, sendo o pedido do Novo Banco de 598,3 milhões de euros.

O presidente do Fundo de Resolução, Luís Máximo dos Santos, disse na comissão de inquérito que haverá "deduções significativas" ao pedido de capital do Novo Banco.

O Novo Banco foi criado em agosto de 2014 na resolução do Banco Espírito Santo (BES).

Em 2017, aquando da venda de 75% do banco à Lone Star, foi criado um mecanismo de capitalização contingente, pelo qual o Fundo de Resolução se comprometeu a, até 2026, cobrir perdas com ativos 'tóxicos' com que o Novo Banco ficou do BES até 3.890 milhões de euros.

O Novo Banco já consumiu até ao momento 2.976 milhões de euros de dinheiro público ao abrigo do mecanismo de capitalização.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+