Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Festival Estalo confronta culturas em Guimarães

18 mai, 2021 - 10:57 • Olímpia Mairos

É um evento transdisciplinar com cinema, música, banda desenhada e ilustração.

A+ / A-

A cidade de Guimarães acolhe a primeira edição do Festival Estalo. O evento transdisciplinar que programa cinema, música, banda desenhada e ainda ilustração acontece entre os dias 3 e 12 de junho.

O programa revela “processos de interação, potencia a circulação comunicacional, cria debate e análise, sob a ótica do conceito marginal das artes e da sociedade em rede, a decorrer no Instituto de Design”, informa a autarquia, em comunicado enviado à Renascença.

De acordo com o diretor do festival, Rui Ramos, o objetivo é o “confronto de diferentes culturas e cruzar vários tipos de arte, no sentido de promover novas rotinas de participação”.

E para a vereadora da Cultura da Câmara de Guimarães, “este é um tempo que exige um abanão e um novo pensamento sobre a cultura que tem menos eco”.

“Estamos satisfeitos pela escolha de Guimarães e esperamos que as pessoas participem nesta reflexão conjunta. A concretização deste projeto, no contexto do Bairro C, é a assunção de uma das premissas na nossa política cultural, através da coordenação de propostas independentes”, realça Adelina Pinto.

O programa do festival integra propostas de cinema punk, através da apresentação de quatro filmes escolhidos pelo realizador e produtor cinematográfico, Rodrigo Areias.

Assim, no dia 9 de junho será exibido o filme “Caminhos Magnétykos”, no dia 10 de junho, “Manual de Evasão LX 94”, do realizador Edgar Pêra, no dia 11 de junho, “Dharma Guns” e no dia 12 de junho, “Le tresor des Iles Chiennes”, do realizador F.J. Ossang.

Em termos musicais, a primeira edição do Estalo foca-se “numa dialética entre o local e o global, apresentando um conjunto de artistas que assentam a sua prática em linguagens musicais oriundas de diferentes latitudes”, explica a autarquia em comunicado.

Os escolhidos para os três espetáculos são os OtrotortO, no dia 3 de junho, Lavoisier, no dia 5, e Samuel Martins Coelho, multinstrumentista residente em Guimarães, no dia 6 de junho.

Haverá ainda uma exposição de ilustração de André Coelho, “Território – Término”, a exposição de BD e Ilustração do espólio da Fundação Farrajota sob o tema “É só vaidade!” e um mercado de Edição Independente, no dia 5 de junho.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+