Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Odemira. “O drama coloca-se do lado de quem não ouviu”, diz bispo do Porto

18 mai, 2021 - 07:05

D. Manuel Linda considera que “a Igreja cumpriu a sua missão, como quase sempre a cumpre” e que “quem não escutou, tem agora a consciência imputada".

A+ / A-

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, considera que, no caso da polémica recente de Odemira, “o drama coloca-se, agora, do lado de quem não ouviu”

D. Manuel Linda defende a tese de que, na situação que se vive naquela zona do Alentejo, “a Igreja cumpriu a sua missão”.

“Para além do anúncio, à Igreja incumbe-lhe fazer as grandes denuncias quando as situações o exigem”, diz o bispo do Porto, partindo desta premissa para exprimir alegria por se saber que “na arquidiocese de Évora e na diocese de Beja, as comissões diocesanas tiveram a iniciativa de denunciar aquilo que se sabia que estava mal”.

D. Manuel Linda considera a situação dramática, mas entende que “o drama se coloca agora do lado de quem não ouviu”, pois “a Igreja cumpriu a sua missão, como quase sempre a cumpre”.

“Quem não escutou, tem agora a consciência imputada e, porventura não só: pode vir a ser chamado a responder na justiça para explicar porque não fez nada apesar de saber da situação”, sublinha.

O bispo do Porto reafirma que “a Igreja tem de fazer essas denuncias quando as situações são de extrema gravidade. E lá, pelos vistos, eram. Depois, não tem de resolver as situações todas porque nós, por exemplo, não somos donos dos tribunais”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+