Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carvalhal: "Tínhamos a expetativa de acompanhar Porto e Benfica na reta final"

18 mai, 2021 - 12:31 • Redação

O treinador do Sporting de Braga reforça balanço positivo da época. O clube, na sua opinião, "deu passo firme" na aproximação aos grandes. Objetivo passa por ser mais competitivo na próxima temporada.

A+ / A-

Carlos Carvalhal assume que mais do que um objetivo pontual, a determinado ponto da época, criou a expetativa de que o Braga pudesse discutir o segundo lugar, com FC Porto e Benfica. O treinador tinha assumido compromisso de fazer um balanço, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Portimonense, o último da I Liga, e reforçou a ideia de que os minhotos fizeram uma época positiva, com registo para uma aproximação aos três grandes.

"Quando chegámos a 2/3 do campeonato e estávamos perto do segundo lugar, tínhamos a expetativa de acompanhar Benfica e Porto, já que o Sporting tinha disparado. A equipa sentiu uma quebra nesse momento, numa altura em que a expetativa estava muito elevada. Nos criámos essa expetativa. A diferença entre o Braga e essas equipa está lá, mas tem sido atenuada de ano para ano. Nós conseguimos bater o Benfica e fomos à final da Taça da Liga, e batemos o Porto e estamos na final da Taça de Portugal. Esta época demos um passo firme [nessa aproximação]. Na próxima época temos de dar mais um passo", diz o treinador, sugerindo reflexão interna sobre o que se passou este ano.

Desgaste foi "sobrenatural"

Carvalhal considera que o desgaste "sobrenatural" a que a equipa foi exposta no início de 2021, envolvida em várias competições, com grande densidade de jogos, acabou ter influência no redimento da equipa, nomeadamente, na reta final do campeonato.

"Acho que poderíamos ter feito mais, principalmente no segundo terço. Poderíamos ter feito mais, mas a equipa foi a equipa que mais desgaste sofreu na Europa, com uma densidade competitiva sobrenatrural em janeiro e fevereiro. Pagámos taxa de esforço extra num período terminal da época, mas soubemos gerir bem a situação para estar num patatamar completamente diferente, neste momento", sublinha, perspetivando desempenho forte na final da Taça de Portugal, a 23 de maio, com o Benfica.

O técnico dos minhotos acrescenta que os seus jogadores acabaram, também, por pagar pelo facto de o Braga "ser uma equipa de iniciativa". "Uma equipa de iniciativa tem mais desgaste, em comparação com uma equipa de espera", argumenta.

Carvalhal não quis comentar outros fatores que podem ter promovido a quebra de forma do Braga, nomeadamente a saída de Paulinho para o Sporting. O treinador está concentrado em terminar a época com vitória na Taça de Portugal e triunfo sobre o Portimonense, esta quarta-feira, na última jornada da I Liga.

Os algarvios estão ainda na luta pela permanência e, pela verdade da competição, Carvalhal diz que vai "apresentar equipa competitiva, para tentar vencer o jogo".

O Portimonense-Braga está agendado para as 20h00 desta quarta-feira. A Renascença vai acompanhar as decisões da última jornada do campeonato em direto, numa emissão especial esta quarta-feira, com o acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+