Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trabalhadores das cantinas e refeitórios em greve contra "política de salários baixos"

17 mai, 2021 - 06:42 • Lusa

Em causa estão "aumentos salariais dignos e justos para 2021" e a negociação do contrato coletivo de trabalho. Estão previstas várias concentrações de protesto.

A+ / A-

Os trabalhadores das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados estão em greve por aumentos salariais e pela negociação do contrato coletivo, segundo a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT).

Além da greve nacional, estão previstas concentrações de protesto junto da sede e das várias delegações da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em Lisboa, Porto, Coimbra e Albufeira.

Em causa estão "aumentos salariais dignos e justos para 2021, na defesa dos direitos e pela negociação do contrato coletivo de trabalho", segundo um comunicado da CGTP. De acordo com a intersindical, "a associação patronal AHRESP tem vindo a arrastar o processo negocial do contrato coletivo de trabalho das cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados há muitos anos".

"A AHRESP insiste em retirar direitos a estes trabalhadores, designadamente o subsídio noturno, pretendendo também impor horário de 12 horas diárias, introduzir categorias profissionais que visam promover a polivalência de funções e outras alterações ao contrato coletivo atual", afirma a CGTP.

A intersindical acusa a associação patronal de querer "manter uma política de salários baixos", salientando que estes trabalhadores recebiam "muito acima do salário mínimo nacional na última tabela salarial negociada e assinada pela FESAHT", mas que hoje "a esmagadora maioria" recebe apenas o salário mínimo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+