Tempo
|
A+ / A-

Médio Oriente

Rockets disparados do sul do Líbano provocam retaliação israelita

17 mai, 2021 - 23:02 • Lusa

De acordo com fonte militar libanesa, foram lançados três rockets do setor das quintas de Shebaa.

A+ / A-

Três roquetes foram disparados do sul do Líbano para Israel, esta segunda-feira à noite, provocando uma retaliação israelita, disse à AFP uma fonte militar libanesa.

"Três roquetes do tipo Grad foram lançados do setor das quintas de Shebaa", disse a mesma fonte.

Os projéteis israelitas foram então disparados na direção do Líbano, acrescentou.

Desde o passado dia 10 de maio que se assiste a uma escalada da violência na região, após semanas de tensão entre israelitas e palestinianos em Jerusalém Oriental, que culminaram com confrontos na Esplanada das Mesquitas, o terceiro lugar sagrado do islão junto ao local mais sagrado do judaísmo.

Ao lançamento maciço de foguetes por grupos armados em Gaza em direção a Israel opõe-se o bombardeamento sistemático por forças israelitas contra a Faixa de Gaza, tendo provocado a morte a cerca de 200 palestinianos, incluindo 59 menores e 39 mulheres, bem como mais de 1.300 feridos.

Do lado israelita foram contabilizadas 10 mortes, entre elas a de dois menores, numa altura em que continuam os ataques de ambas as partes sem que vislumbre um sinal de tréguas.

O conflito israelo-palestiniano remonta à fundação do Estado de Israel, cuja independência foi proclamada em 14 de maio de 1948.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+