Tempo
|
A+ / A-

Peritos alemães dizem que será necessária terceira dose da vacina

16 mai, 2021 - 09:52 • Lusa

Especialista diz que será necessário adaptar essas fórmulas às mutações e vacinar novamente os imunizados.

A+ / A-

Veja também:


As autoridades sanitárias alemãs admitem que venha a ser necessária no próximo ano uma terceira dose da vacina contra o novo coronavírus, tal como já haviam apontado alguns fabricantes.

Numa entrevista publicada pela imprensa do grupo Funke, o presidente da Comissão Permanente de Vacinação (Stiko) alemã avisou que as atuais vacinas contra a Covid-19 “não serão as últimas”.

Em princípio, devemos preparar-nos para que, provavelmente, no próximo ano todos tenhamos de refrescar a nossa proteção imunológica”, admitiu Thomas Mertens.

No entanto, a Alemanha ainda não tomou qualquer decisão a esse respeito, estando a aguardar os estudos imunitários que estão a ser efetuados na população já vacinada.

Também em declarações à imprensa do mesmo grupo de comunicação social, o especialista para os assuntos de Saúde do Partido Social Democrata (PSD), Karl Lauterbach, assinalou que, aparentemente, a imunidade dada pela vacina dura cerca de seis meses.

Mertens alertou para o facto de poder ser necessária, com urgência, uma terceira dose se surgirem variantes para as quais as vacinas sejam ineficazes.

Se assim for, prosseguiu, será necessário adaptar essas fórmulas às mutações e vacinar novamente os imunizados, dando como exemplo as vacinas da AstraZeneca e Johnson & Johnson, “que se mostraram menos eficazes com a variante detetada pela primeira vez na África do Sul.

As empresas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, criadoras de uma das vacinas cobiçadas, anunciaram recentemente que poderá ser necessária uma terceira dose da sua fórmula para fortalecer a imunidade.

Este domingo, as autoridades sanitárias alemãs indicaram que se mantém a tendência de diminuição de novos casos, tendo-se registado, nas últimas 24 horas, 8.500 infeções e 71 mortes.

O Governo alemão indicou nos últimos dias que a terceira onda da pandemia parece estar controlada.

A Alemanha acumulou desde o início da pandemia 3.593.434 casos de infeção (3.286.400 estão recuperados) e 86.096 mortes.

A pandemia provocou, pelo menos, 3.359.726 mortos no mundo, resultantes de mais de 161,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao Oliveira
    16 mai, 2021 Edinburgo 13:09
    Nao e surpreendente. Muitas vacinas precisam de reforços regularmente (como a da gripe), especialmente se existem mutações. O que e preciso e que o governo se despache a vacinar a população, ou la pro inicio do ano que vem, havera pessoas ainda a procura da primeira dose.

Destaques V+