Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

2023

Bispo de Angra renova convite ao Papa para que visite os Açores

15 mai, 2021 - 08:36 • Henrique Cunha

A Diocese de Angra já tinha feito o convite ao Papa para visitar a região aquando da viagem a Portugal em 2017.

A+ / A-

O bispo de Angra renova o convite a Francisco para que visite os Açores quando voltar ao país em 2023. D. João Lavrador lembra a atenção que o Papa dá às periferias e espera ver a região incluída na visita a Portugal por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Fica na “esperança de nos poder visitar porque ele gosta muito das periferias e nós ficamos na expectativa de ele poder vir a esta periferia - uma periferia da Europa e de Portugal, que também é uma periferia da Igreja”, disse à Renascença.

Numa altura em que começaram a sinais de retoma e o país abandonou o estado de emergência partindo para uma etapa de calamidade, o bispo de Angra diz que “tudo depende da disponibilidade do Papa Francisco e da orientação que ele dá às suas visitas”.

Ainda assim, sublinha que “daria grande alegria” aos açorianos se o Papa “estando em Lisboa e em Fátima olhasse um pouco mais ao largo e visse aos Açores como uma periferia”.

D. João Lavrador refere que o Papa certamente ainda não teve oportunidade de analisar o convite e demonstra compreensão pela possibilidade de Francisco “ir a países que porventura não estão tão próximos da Igreja”.

“Nós também louvamos muito essa sua atitude e estamos dispostos a sacrificar esta alegria de o ter connosco aqui… pela alegria de o ver junto desses nossos irmãos em contextos religiosos, económicos e sociais diferentes e a merecer talvez mais do que nós a presença dele”, remata.

A Diocese de Angra já tinha feito o convite ao Papa para visitar a região aquando da viagem a Portugal em 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+