Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

VAR Bola Branca

Nota 3 para Tiago Martins. "Sem influência no resultado, mas cometeu alguns erros"

15 mai, 2021 - 20:55 • Redação

Paulo Pereira considera que ficou por mostrar o segundo amarelo a Nuno Mendes perto do final do Benfica 4-3 Sporting.

A+ / A-

O videoárbitro Bola Branca, Paulo Pereira, atribuiu nota 3 a Tiago Martins, juiz do Benfica 4-3 Sporting, da jornada 33 do campeonato.

Num jogo "desafiante", em que os jogadores criaram "muitas dificuldades", Tiago Martins acertou em quase todas as ações capitais.

"Aos oito minutos, Matheus Reis agarrou Pizzi no interior da área do Sporting, mas houve fora de jogo anterior. Boa decisão, Pizzi estava adiantado", começa por analisar o especialista em arbitragem.

Aos 47 minutos, "pontapé de penálti bem assinalado" para o Benfica, uma vez que Matheus Nunes "fez falta mais que evidente".

Aos 76 minutos, Tiago Martins também acertou ao assinalar grande penalidade para o Sporting, por falta de Lucas Veríssimo sobre Pedro Gonçalves, no entender de Paulo Pereira. Assim como em não mostrar cartão ao central do Benfica, conforme explica o VAR Bola Branca:

"Esta época, foi introduzida uma alteração em que, sempre que há penálti, a penalização é reduzida. De vermelho, passa a amarelo. Se é amarelo, passa a nada. Estou tentado a concordar com Tiago Martins: Veríssimo tenta jogar a bola e Vertonghen está perto e Nuno Tavares enquadrado. Não me parece que estivessem reunidas as condições para cartão vermelho. Ao ser amarelo, não exibir cartão parece-me acertado."

Segundo amarelo para Nuno Mendes


O maior "erro evidente" da equipa de arbitragem surgiu aos 87 minutos, quando "Nuno Mendes atingiu Rafa com o braço e fez falta". "Era segundo amarelo e consequente vermelho", argumenta Paulo Pereira.

De resto, o especialista em arbitragem considera que, aos seis minutos, Tiago Martins devia ter dado apenas um aviso a Grimaldo em vez de mostrar o cartão amarelo, como fizera minutos antes com Daniel Bragança. Aos 32 minutos, por outro lado, "Paulinho arriscou claramente o cartão amarelo", que "podia até ter tido outra interpretação por parte do árbitro, porque deu um 'toquezinho' maroto no pé de Otamendi".

"Foi propositado, não o suficiente para todo o espetáculo, mas era merecedor de amarelo pela atitude", considera o antigo árbitro.

No cômputo geral, Tiago Martins "teve o condão de ser equilibrado, sem ter influência no resultado final, mas cometeu alguns erros".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+