Tempo
|

​Bienal’21 Fotografia do Porto abre 19 exposições e chega a Lisboa

14 mai, 2021 - 14:12 • Maria João Costa

Com o mote “O Que Acontece com o Mundo Acontece Connosco”, a Bienal’21 Fotografia do Porto decorre até 27 de junho em 15 espaços da cidade do Porto e um em Lisboa. Todas as exposições têm entrada gratuita.

A+ / A-

Temas como a emergência climática, ecofascismo, conflito, nacionalismo, populismo, cibersegurança, violência de género, violação de direitos indígenas, colonialismo, entre outros atravessam a segunda edição da Bienal’21 Fotografia do Porto que decorre até 27 de junho com entrada gratuita no Porto, mas também com uma extensão a Lisboa.

Em 19 exposições são apresentados trabalhos de 46 artistas nacionais e estrangeiros que trabalharam com as propostas de 15 curadores. Com o mote “O Que Acontece com o Mundo Acontece Connosco”, a Bienal’21 Fotografia do Porto conta, além das exposições físicas também com presença no espaço virtual.

Em espaços como o Centro Português de Fotografia, a Reitoria do Porto, a Estação de São Bento ou a Galeria dos Paços do Concelho são mostradas as 19 exposições, muitas delas inéditas e criadas de prepósito para a Bienal.


A Plataforma Ci.CLO, responsável pela organização e curadoria do evento, desafiou os artistas, neste ano de pandemia, “a refletir sobre a interdependência entre os sistemas naturais e humanos e de que forma a cultura e a arte têm um papel ativo no debate sobre as vulnerabilidades sociais, económicas e ambientais”, diz em comunicado a organização.

Há artistas que trabalharam o tema de forma individual, outros de forma colaborativa com residências artísticas virtuais, como os tempos o impõem. “Esse terá sido um dos grandes desafios: articular os processos de cocriação entre os curadores e os artistas, sempre no ambiente digital”, refere o diretor Artístico da Bienal’21 Fotografia do Porto.

Virgílio Ferreira sublinha, no entanto que “o resultado foi muito surpreendente. Abriram-se novas portas, novas possibilidades e novas formas de interação com os objetos de criação”. Para este responsável, “mais do que uma adaptação, houve uma verdadeira transição”.

Entre as exposições que o público poderá visitar, destacam-se, no Centro Português de Fotografia, “The Horizon is Moving Nearer”, com curadoria de Tim Clark que reúne obras de oito artistas – Lisa Barnard, Poulomi Basu, Nancy Burson, Maxime Matthys, Gideon Mendel, Simon Roberts, Salvatore Vitale, Stanley Wolukau-Wanambwa. Entre os temas tratados nos trabalhos fotográficos estão questões como a emergência climática, os populismos, Trump, o Brexit ou a cibersegurança.


Na Reitoria do Porto, a Bienal apresenta o trabalho de diálogo entre “Travessia”, de Susan Meiselas, e “Muxima”, de Alfredo Jaar. A herança do colonialismo português em diferentes geografias — no Porto e em Angola — é o mote desta mostra que teve curadoria de Lydia Matthews. Ainda pelo Porto, a Galeria dos Paços do Concelho e o Gabinete Triplex mostram o trabalho do geografo Álvaro Domingues e as suas “Paisagens Transgénicas”.

Na primeira incursão da Bienal em Lisboa, é apresentado no espaço Brotéria, no Chiado o trabalho de Matilde Torres Pereira com a exposição “Uma Mística da Fragilidade”.

Ainda pelo Porto, as artistas Alice dos Reis, Cláudia Varejão e Francisca Rocha Gonçalves integram a mostra “Opacidade da Água”, com Elspeth Diederix e Mandy Barker, no espaço da escola artística Árvore.


Já a Estação de São Bento acolhe a exposição “Cidades na Cidade”. Trata-se de uma mostra ibérica, em parceria com a PHotoESPAÑA, ArtWorks e Metro do Porto. Artistas portugueses e espanhóis foram desafiados a desenvolver projetos fotográficos sobre iniciativas comunitárias urbanas no campo da justiça social e ecológica. São mostrados trabalhos de Carlos Barradas e e María Sainz Arandia.

Além das exposições, a Bienal promove um ciclo de debates e workshops. Dias 15 e 16 de maio decorre a primeira edição do workshop internacional “Art in Action - Climate and Social Responsibility”, com Krzysztof Candrowicz, Anna-Kaisa Rastenberger, Arianna Rinaldo, Erik Vroons.

Com entrada gratuita, todas as iniciativas deste evento estão disponíveis no site da Bienal de Fotografia do Porto.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+