Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Israel envolve forças terrestres na Faixa de Gaza

13 mai, 2021 - 23:03 • Filipe d'Avillez com Lusa

O mais recente conflito entre Israel e a Palestina já dura há vários dias e fez dezenas de vítimas mortais.

A+ / A-

Israel confirmou esta quinta-feira à noite que havia forças terrestres envolvidas no ataque à Faixa de Gaza, contra o movimento islâmico Hamas, anunciou o exército de Israel.

"A força aérea israelita e as tropas terrestres estão a realizar um ataque na Faixa de Gaza", disse o exército numa breve mensagem.

A ambiguidade da mensagem levou vários órgãos de informação a noticiar uma invasão terrestre, mas as Forças Armadas vieram depois clarificar que afinal isso não aconteceu, e que as forças terrestres estiveram envolvidas sem atravessar a fronteira.

Num evidente sinal de que o conflito pode escalar nas próximas horas e dias, o ministro da Defesa de Israel aprovou a mobilização de mais 9.000 soldados reservistas e o porta-voz militar de Israel, Hidai Zilberman, disse que um reforço de efetivos está já a concentrar-se na fronteira com a Faixa de Gaza.

Em declarações à estação de televisão pública israelita, Zilberman disse que as forças estão a preparar "a opção de uma manobra terrestre", com veículos blindados e artilharia a ser colocados em alerta para poderem ser "mobilizados a qualquer momento".

Contudo, o mesmo porta-voz militar dissera que o contingente de forças ainda não era suficiente para permitir uma imediata invasão terrestre.

[Notícia atualizada às 00h26]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+