Tempo
|
A+ / A-

OMS

Painel independente conclui que a pandemia de Covid-19 podia ter sido evitada

12 mai, 2021 - 17:49 • Redação com Lusa

Organização Mundial da Saúde demorou demasiado tempo a soar o alarme, foram tomadas "más escolhas estratégicas" e ficou exposta a "falta de vontade de atacar as desigualdades".

A+ / A-

A pandemia da Covid-19 poderia ter sido evitada, segundo os especialistas e personalidades mandatados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que reclamam a urgência de vastas reformas dos sistemas de alerta e prevenção para evitar novas pandemias.

Em relatório, o Painel Independente que apresentou resultados esta quarta-feira considera que a OMS demorou demasiado tempo a soar o alerta. Teria sido possível evitar a catástrofe classificada como "Chernobyl do século XXI", que já custou a vida a pelo menos 3,3 milhões de pessoas e provocou uma crise económica mundial.

"É claro que a combinação de más escolhas estratégicas, falta de vontade de atacar as desigualdades e um sistema mal coordenado criaram um ‘cocktail’ tóxico que permitiu à pandemia transformar-se numa crise humana catastrófica", revela o relatório.

"Muito tempo se passou" entre a notificação de um foco epidémico na China, na segunda quinzena de dezembro de 2019 e a declaração, a 30 de janeiro pela OMS, de uma emergência de saúde pública de âmbito internacional, segundo os peritos. Isto enquanto a China foi acusada de camuflar a epidemia.

O grupo de especialistas recomenda o lançamento de um novo sistema mundial de vigilância, baseado numa "transparência total".

"Propomos que a OMS passe a publicar em tempo real todas as informações de que dispõe sem a permissão dos governos", explicou Michel Kazatchkine, membro do Painel Independente.

"É preciso também que os 194 estados-membros da ONU permitam à OMS desenvolver uma investigação num país onde exista um foco infeccioso", explicou.

Agora que os progressos da vacinação permitem vislumbrar um progressivo regresso à normalidade na América e na Europa, a índia reportou 4.200 mortes em 24 horas, 250.000 no total, e luta com uma variante que se estendeu a pelo menos 44 países.

Com a vacinação bastante avançada nos países desenvolvidos, exige-se no relatório que os países ricos forneçam mil milhões de doses de vacinas até setembro, e outras tantas até meados de 2022, a 92 países de fracos rendimentos, beneficiários do sistema de distribuição Covax.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    14 mai, 2021 Lisboa 11:11
    Evitada não sei, mas a verdade é que o Vietname, um país com 96 milhões de habitantes, teve apenas 35 mortes por Covid-19. E a direitalha pode mandar-me para lá à vontade que eu ia de bom grado se pudesse. Vou ser politicamente correcto e dizer algo que nem a esquerda diz: O COMUNISMO É O SISTEMA MAIS EFICAZ NO COMBATE À PANDEMIA. Porque será que a China só teve uma vaga enquanto Portugal já teve três ou quatro vagas? Não foi o Covid que matou mais de 3 milhões, foi o capitalismo.
  • José António
    14 mai, 2021 Leiria 07:51
    Agora aparecem os super especialistas onde andaram até agora? Porque não vieram a público quando o Vírus apareceu? Não é que concorde com tudo que a OMS aconselhava, mas virem depois de o Vírus estar na Europa quase dominado criticarem e como aqueles especialistas de futebol depois do jogo terminar criticam que não deviam ter jogado daquela forma mas de outra.
  • Ivo Pestana
    13 mai, 2021 Funchal 12:48
    OMS faz lembrar uma Sociedade protetora animal, que existe na minha terra. Liguei para esta uma vez, por causa duns gatos comunitários na minha zona de residência. Disseram-me que não tinham meios e para chamar os bombeiros. A Europa não precisa desta gente. Por acaso, já sabem a origem do corona?

Destaques V+