Tempo
|
A+ / A-

Coroa da rainha Maria II vendida por 1,3 milhões de euros

12 mai, 2021 - 19:49

Peça de diamantes e safiras arrematada num leilão da Christie"s, em Genebra.

A+ / A-

A coroa de diamantes e safiras que pertenceu à rainha Maria II foi hoje vendida por 1,321 milhões de euros, num leilão da Christie"s, em Genebra, na Suíça.

A licitação abriu nos 200 mil francos suíços (182 mil euros), mas a "excecional coroa de Bragança", segundo o leiloeiro, acabou por ser arrematada por 1,45 milhões de francos suíços (1,321 milhões de euros), a que acrescem as comissões da leiloeira e impostos, totalizando 1,77 milhões de francos suíços (1,613 milhões de euros), depois de uma intensa disputa entre licitadores a partir de Londres.

Segundo a descrição da leiloeira, trata-se de uma coroa, datada da década de 1840, cravejada de diamantes e safiras, com "uma notável safira birmanesa no centro".

Contactada pela agência Lusa aquando do anúncio do leilão, no final de março, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) disse estar "a analisar a situação e a obter todas as informações necessárias [relativamente a uma eventual aquisição]", através do diretor do Palácio Nacional da Ajuda, José Alberto Ribeiro.

Contactada hoje pela Lusa antes do leilão, fonte oficial da DGPC não quis fazer comentários.

O Estado tem previsto a efetivação do Museu do Tesouro Real, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, com abertura prevista para junho.

A dada altura, durante o leilão, bateram-se palmas quando foi arrematado, por perto de 2,9 milhões de euros (mais taxas e impostos), um anel de diamantes da parisiense Boucheron, levando o leiloeiro a afirmar que "há muito que não se ouvia esse som num leilão".

A coroa de diamantes e safiras que pertenceu à rainha Maria II partiu para leilão com uma estimativa entre os 170 mil e os 350 mil francos suíços (155 mil e 319 mil euros).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+