Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19: DGS faz recomendações aos adeptos que estiveram nos festejos do Sporting

12 mai, 2021 - 18:55 • Redação

Direção-Geral da Saúde pede aos adeptos que estiveram em ajuntamentos para estarem atentos aos sintomas da doença, para reduzirem os contatos nos próximos 14 dias e realizarem testes ao novo coronavírus.

A+ / A-

A Direção-Geral da Saúde (DGS) deixa um conjunto de recomendações, por causa da Covid-19, para os adeptos que estiveram em ajuntamentos nos festejos do título do Sporting.

A DGS diz aos adeptos para estarem atentos aos sintomas da doença, para reduzirem os contatos nos próximos 14 dias e realizarem testes ao novo coronavírus.

Recomendações da DGS:

  • Se esteve nestes festejos, esteja atento aos sintomas de COVID-19, nomeadamente febre, tosse (de novo, agravada ou associada a dores de cabeça ou dores generalizadas do corpo), dificuldade respiratória ou perda total ou parcial do olfato ou do paladar, de início súbito, e contacte o SNS24;
  • Procure reduzir os contactos nos próximos 14 dias e cumpra as medidas de prevenção da infeção, como o distanciamento físico, o uso de máscara, a ventilação dos espaços, a higiene das mãos e a etiqueta respiratória.
  • Se houve momentos em que não respeitou as medidas de proteção da COVID-19, a DGS recomenda ainda a realização de um teste no 5.º e no 10.º dia após as celebrações.
Sporting volta a ser campeão, 19 anos depois. Desacatos e feridos mancham festejos
Sporting volta a ser campeão, 19 anos depois. Desacatos e feridos mancham festejos

Em declarações à Renascença, o médico Ricardo Baptista Leite já tinha apelado a quem esteve nos festejos de terça-feira, que juntaram muita gente na rua sem a devida distância e sem o cumprimento de outras normas de segurança em tempo de pandemia, deve usar máscara e a evitar contactos com outras pessoas nos próximos dias.

“Há um período de incubação do vírus que ronda os três a cinco dias, por vezes um pouco mais e, portanto, se as pessoas que participaram nos festejos evitarem contactos com outros e cumprirem com todas as normas da Direção-Geral da Saúde poderemos evitar” consequências maiores, defende o especialista.

O também deputado deseja que aquilo que foi “a imprudência de alguns não tenha de ser pago por todos, sobretudo depois de um ano tão difícil, em que se pediram tantos sacrifícios às pessoas, às empresas, à economia, com consequências devastadoras para a saúde de cada um de nós. Não devemos agora deitar tudo a perder”, considera, em declarações à Renascença.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não gostou dos ajuntamentos nas celebrações do título de campeão nacional do Sporting na cidade de Lisboa e diz que o momento foi um mau exemplo para o resto do país.

Em declarações na manhã seguinte à festa leonina, que reuniu milhares de pessoas na cidade de Lisboa, sem a devida distância e sem o cumprimento de outras normas de segurança em tempo de pandemia, Marcelo Rebelo de Sousa espera que os números de infeções não aumentem por causa dos ajuntamentos.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quarta-feira a abertura de inquérito à atuação da PSP na festa do Sporting, que ficou manchada por grandes ajuntamentos e confrontos entre polícia e adeptos, com vários feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    13 mai, 2021 Funchal 12:50
    Eles não querem saber da DGS. O Sporting é tudo para eles.

Destaques V+