Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Brasil soma mais 2.311 mortos e supera os 425 mil óbitos

12 mai, 2021 - 00:49 • Lusa

As autoridades brasileiras recomendaram a suspensão da vacina da AstraZeneca para grávidas, depois de uma morte que está ainda a ser investigada.

A+ / A-

Veja também:


O Brasil ultrapassou esta terça-feira a barreira das 425 mil mortes (425.540) devido à Covid-19, após ter contabilizado 2.311 óbitos das últimas 24 horas, informou esta terça-feira o Ministério da Saúde brasileiro.

No dia anterior, o Brasil tinha registado o menor número de mortes em dois meses (778 óbitos), dados que foram consolidados esta terça-feira, depois do fim de semana, período em falta de recursos humanos para testar e recolher informações costuma ter impacto no número de vítimas mortais e casos comunicados.

Em relação às infeções, o Brasil, país sul-americano mais afetado pela pandemia, somou 72.715 novos casos entre segunda e terça-feira, num total de 15.282.705 diagnósticos de Covid-19 desde o início da pandemia.

Os dados fazem parte do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que indica que a taxa de incidência da doença no país aumentou esta terça-feira para 202 mortes e 7.272 casos por 100 mil habitantes. Já a taxa de letalidade continua fixada em 2,8%.

Das 27 unidades federativas brasileiras, São Paulo (3.022.568), Minas Gerais (1.423.717), Rio Grande do Sul (1.013.486) e Paraná (992.600) são as que concentram maior número de diagnósticos do novo coronavírus.

Já os Estados com mais óbitos são São Paulo (101.660), Rio de Janeiro (46.770), Minas Gerais (36.122) e Rio Grande do Sul (26.176).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador de medicamentos no Brasil, pediu na madrugada desta terça-feira a suspensão da aplicação da vacina da AstraZeneca em mulheres grávidas.

Horas mais tarde, a Anvisa informou que recomendou a suspensão após a notificação da morte suspeita de uma grávida de 35 anos.

"Foi notificada à Anvisa, na última sexta (7 de maio de 2021), pelo próprio fabricante da vacina Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, a suspeita de evento adverso grave de acidente vascular cerebral hemorrágico com plaquetopenia ocorrido em gestante e óbito fetal", informou a Anvisa em comunicado.

A mulher acabou por morrer em 10 de maio e o caso ainda está sob investigação.

Segundo a Anvisa, o "evento adverso grave de acidente vascular cerebral hemorrágico foi avaliado como possivelmente relacionado ao uso da vacina administrada na gestante".

O órgão frisou ainda que, até ao momento, não detetou outros eventos adversos graves envolvendo gestantes.

"Caso de trombose com plaquetopenia é um evento adverso muito raro, potencialmente relacionado a vacinas que usam adenovírus como plataformactais como as vacinas de Oxford/Astrazeneca/Fiocruz e da Janssen, aprovadas para uso no Brasil", reforçou a agência, explicando que, por esse motivo, recomendou a suspensão do imunizante em grávidas.

"A Anvisa mantém a recomendação de continuidade da vacinação com o referido imunizante dentro das indicações descritas em bula, uma vez que, até ao momento, os benefícios superam os riscos", acrescentou.

Em comunicado, a AstraZeneca afirmou que "mulheres que estavam grávidas ou amamentando foram excluídas dos estudos clínicos" da vacina.

Em março, O Governo brasileiro incluiu mulheres grávidas e puérperas (mulheres no período pós-parto) com comorbidades no grupo prioritário para receber vacinas contra a Covid-19 em devido ao aumento de mortes causadas pela doença nesta parcela da população.

Em abril, a inclusão foi estendida a todas as mulheres grávidas.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.306.037 mortos no mundo, resultantes de mais de 158,8 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    12 mai, 2021 Lisboa 08:57
    Se em 2018 tivesse sido realmente uma FACADA e não uma FAKEADA, o Brasil não estaria tão mal hoje.

Destaques V+