Tempo
|
A+ / A-

D. António Moiteiro: “Os catequistas são centrais na transmissão da fé”

11 mai, 2021 - 12:05 • Olímpia Mairos

Para o presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, a Carta Apostólica que institui o ministério do catequista é “um justo reconhecimento da missão” de homens e mulheres comprometidos na transmissão da fé.

A+ / A-

O presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé (CEECDF), D. António Moiteiro, considera que a publicação da Carta Apostólica, sob a forma de Motu Proprio “Antiquum Ministerium”, vem instituir, “de modo estável, o ministério de catequista” e é o reconhecimento do “papel central destes agentes na transmissão da fé”.

“Sendo certo que os pais são os primeiros educadores, não deixa de ser evidente o papel central que os catequistas ocuparam e ocupam na transmissão na fé dos mais novos”, sublinha o também bispo de Aveiro.

Segundo D. António Moiteiro, “é bom que a Igreja reconheça no ministério da palavra a vocação dos catequistas e que consigne este papel na vida das paróquias”.

A Carta Apostólica que institui o ministério de catequista, assinala D. António Moiteiro, “vem na linha do Vaticano II” e dos “vários pronunciamentos posteriores, desde o santo padre Paulo VI até ao Santo padre João Paulo II”.

“Os vários pontífices tem deixado claro o papel central dos catequistas no processo de evangelização da Igreja. Este ministério de catequista lança as suas raízes na teologia e na eclesiologia do Concílio Vaticano II e alarga o ministério aos leigos. Já não temos a sua raiz apenas no sacramento da ordem, mas radica o batismo e na confirmação”, considera o prelado.

À espera “das normas que por certo a Conferência Episcopal Portuguesa há de emanar”, o presidente da CEECDF defende “critérios formativos para o acesso ao ministério” e um “caracter estável para que ele seja instituído”, admitindo que “nem todos os agentes de catequese estarão em condições de assumir o ministério de catequista”.

O Itinerário formativo que iniciámos recentemente, o ‘Ser Catequista’ pode ser ajuda e suporte para ajudar a clarificar quais os critérios para o exercício do ministério de catequista”, aponta.

A concluir, o presidente da CEECDF alegra-se por a Igreja em Portugal ter tido intuições de mudança que vão sendo confirmadas pela Igreja universal.

“Em boa hora iniciámos este processo de formação de catequistas e de alteração no modo de transmitir a fé. Esta metodologia querigmática vai sendo confirmado com as orientações da Igreja, com o pensamento do Papa e com as necessidades reais da catequese, hoje”, finaliza D. António Moiteiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+