Tempo
|
A+ / A-

​Parlamento

Deputados podem escolher a morada que dão no Parlamento

11 mai, 2021 - 17:06 • Paula Caeiro Varela e Eunice Lourenço

Comissão para a transparência aprovou entendimento sobre o “conceito de morada efetiva”

A+ / A-

Os deputados podem escolher a morada que quiserem dar para efeitos parlamentares de entre as várias moradas permanentes que eventualmente tenham. Para feitos de subsídios essa morada deve ser coincidente com a morada dada para o cartão do cidadão. Este é o entendimento aprovado esta terça-feira no Parlamento sobre o “conceito de morada efetiva”.

O entendimento foi aprovado na comissão parlamentar de Transparência e Estatuto dos Deputados, com os votos desfavoráveis apenas do Bloco de Esquerda. O deputado do CDS João Almeida optou por não votar por entender que este parecer pode implicar com o seu próprio processo em curso.

Vários deputados têm processos em curso por, alegadamente, não terem dado a morada efetiva no Parlamento. A morada dos deputados declarada no Parlamento é relevante para efeitos de cálculo do subsídio de deslocação.

O entendimento agora aprovado em comissão permite aos deputados darem como residência efetiva uma morada diferente do domicílio fiscal. “O domicílio fiscal, fora do domínio das relações tributárias, não é considerado relevante para a determinação da residência efetiva ou habitual”, lê-se no parecer feito pelo socialista Jorge Lacão e aprovado por larga maioria.

“A residência efetiva é considerada como residência habitual. O que não é - nos termos da lei civil, da doutrina e da jurisprudência - sinónimo de residência única ou permanente”, começa por dizer o documento que pretende deixar claro que cada deputado pode “residir em qualquer local à sua escolha”.

O entendimento do Parlamento passa, assim, a ser que “não há domicílio necessário do Deputado, a sua residência efetiva, se for o caso, pode ser indicada de entre residências duradouras ainda que frequentadas como residências alternadas”. Ou seja, um deputado pode ter vários locais de residência e, desses, escolhe o que declara para efeitos retributivos.

Por exemplo, um deputado que resida durante os dias de plenário em Lisboa e nos restantes dias em Vila Real, pode escolher qual das moradas declara.

O regime aplicado aos deputados passa a ter os seguintes princípios:

  • A indicação da residência efetiva do Deputado é da sua responsabilidade, de acordo com o princípio geral da escolha voluntária do domicílio;
  • A escolha deve ter correspondência real com a sua residência habitual;
  • A residência habitual não tem de ser sinónimo de residência única ou permanente, podendo, se for o caso, consistir numa de entre residências alternadas desde que essa residência alternada cumpra também o requisito de residência duradoura;
  • A validade da indicação, pelo deputado, da sua residência habitual como residência efetiva para efeitos do cálculo de abonos implica necessariamente a sua concordância com o registo de morada averbado na informação constante do circuito integrado do cartão de cidadão.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Oliveira
    11 mai, 2021 Lisboa 22:28
    E pretendem estes deputados serem respeitados!
  • Ivo Pestana
    11 mai, 2021 Funchal 19:34
    Sem comentários.

Destaques V+