Tempo
|
A+ / A-

Obras de arte. Detidas quatro pessoas e apreendidos 150 mil euros em peças em Portugal

11 mai, 2021 - 09:56 • Marta Grosso

Móveis, moedas, esculturas e um quadro de Almada Negreiros são alguns dos objetos apreendidos no âmbito da operação “Pandora V”, coordenada pela Europol e conduzida em Portugal pela Polícia Judiciária.

A+ / A-

A Polícia Judiciária de Lisboa e Vale do Tejo deteve, em 2020, quatro pessoas no âmbito da operação “Pandora V”, cujas ações levaram também à apreensão de cerca de 150.000 euros em obras de arte.

As ações policiais foram conjugadas com a Europol, revela o comunicado da PJ, divulgado nesta terça-feira. Entre 1 de junho e 31 de outubro, a polícia europeia coordenou a operação executada em 31 países europeus com o objetivo de combater a atividade criminosa de furto, tráfico e viciação de obras de arte e bens culturais.

Objetos arqueológicos, móveis, moedas, pinturas, instrumentos musicais e esculturas foram alguns dos bens apreendidos nos diversos países, num total que ultrapassa os 56.400 itens.

Entre os objetos recolhidos estão ainda 50 detetores de metal, seis dos quais apreendidos em locais arqueológicos, “o que demonstra claramente que tais sítios estão ameaçados”, considera a polícia europeia.

“A edição da operação ‘Pandora’ que visa o tráfico ilícito de bens culturais foi a mais bem-sucedida até à data”, refere ainda a Europol no seu site.

Só na alfândega francesa, foram apreendidos 27.300 artefactos arqueológicos numa única investigação. Um suspeito foi detido e enfrenta agora uma pena de prisão, além de uma multa de várias centenas de milhares de euros.

Em Portugal, uma das obras apreendidas é uma pintura de Almada Negreiros – uma operação que levou também à detenção do autor do furto.

“A Polícia Judiciária irá prosseguir as investigações necessárias nos diversos inquéritos criados, com vista ao esclarecimento da mencionada atividade delituosa no nosso país”, conclui a nota enviada às redações, onde se podem ver algumas das peças apreendidas em Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+