Tempo
|
A+ / A-

Insolvência da Groundforce. Comissão de trabalhadores diz que não haverá despedimentos

11 mai, 2021 - 06:49 • Redação com Lusa

Esgotadas “todas as hipóteses de encontrar uma solução", a TAP requereu, na "qualidade de credora", a insolvência da SPdH - Serviços Portugueses de Handling, S.A. (Groundforce).

A+ / A-

A Comissão de Trabalhadores da Groundforce diz que não haverá despedimentos na empresa, apesar do pedido de insolvência feito pela TAP.

A garantia terá sido deixada pelo Ministro das Infraestruturas que se reuniu com os trabalhadores na segunda-feira. O relato foi feito à Renascença por Eugénia Varzielas, que faz parte desta comissão a quem Pedro Nuno Santos sublinhou que tanto a companhia aérea como o Governo pretendem "manter a empresa e todos os postos de trabalho".

“Transmitiu que não é intenção deixar cair, de forma alguma, a Groundforce e os seus trabalhadores. A intenção é que empresa labore e continue com toda tranquilidade até se conseguir restabelecer a estrutura acionista”, revelou a sindicalista.

Esta terça-feira, os trabalhadores da Groundforce vão reunir-se para decidir se será necessário avançarem com formas de luta e protesto depois da TAP considerar que estão esgotadas todas as hipóteses de encontrar com o acionista maioritário da Groundforce uma solução que permita garantir um futuro para a empresa.

A TAP requereu, na “qualidade de credora”, a insolvência da SPdH – Serviços Portugueses de Handling, S.A. (Groundforce) “junto dos Juízos de Comércio de Lisboa do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa”, disse a companhia, em comunicado.

A transportadora justificou que o objetivo da ação passa por, “se tal for viável”, salvaguardar “a viabilidade e a sustentabilidade da mesma, assegurando a sua atividade operacional nos aeroportos portugueses”.

No comunicado divulgado, a TAP considerou que foram esgotadas “todas as hipóteses de encontrar com o acionista maioritário da Groundforce, [a Pasogal], uma solução que permita garantir um horizonte futuro para a empresa”.

Neste sentido, disse ser “forçada a concluir que o pedido de declaração de insolvência da Groundforce é a decisão que, no médio prazo, melhor protege os seus trabalhadores e a generalidade dos seus credores e permite perspetivar, se tal se mostrar possível, a sua viabilidade e sustentabilidade futura”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+