Tempo
|
A+ / A-

Covid-19. Brasil ultrapassa as 420 mil mortes durante a pandemia

10 mai, 2021 - 08:13 • Lusa

O país viveu o quinto dia consecutivo com mais de duas mil mortes diárias relacionadas com o novo coronavírus.

A+ / A-

Veja também:


O Brasil, o país latino-americano mais atingido pelo novo coronavírus, contabilizou nas últimas 24 horas mais 2.202 mortes associadas à Covid-19, que excederam as 420.000 desde o início da pandemia, de acordo com dados oficiais do Governo.

Foi o quinto dia consecutivo em que o país registou mais de 2.000 mortes diárias relacionadas com a doença. Em 14 meses de pandemia, o Brasil já acumulou 421.316 mortes relacionadas com a doença.

Registou ainda 63.430 novos casos de infeção nas últimas 24 horas e acumula um total de 15,1 milhões infetados desde o final de fevereiro de 2020, segundo o Ministério brasileiro da Saúde.

É o segundo país do mundo com mais mortes por Covid-19 depois dos Estados Unidos (574.518) e o terceiro com mais pessoas infetadas, atrás dos Estados Unidos (32,2 milhões) e da Índia (22 milhões), de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

As estatísticas desta segunda-feira estão, ainda assim, dentro dos intervalos verificados da última semana e um pouco distantes da média de quase 80.000 casos e 3.100 mortes por dia registada entre o final de março e o início de abril últimos.

Quase um quarto dos mortos por causas associadas à Covid-19 no Brasil ocorreu no estado de São Paulo, que nesta segunda-feira ultrapassou a barreira das 100.000 mortes, um número superior ao de países como a Alemanha (84.648), Espanha (78.726) ou Colômbia (76.414), de acordo com dados da OMS.

O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, que foi também o primeiro na América Latina, foi registado em São Paulo em 26 de fevereiro de 2020, e desde então foram infetadas 2.997.282 pessoas no estado, que notificou 13.100 novos casos nas últimas 24 horas.

Apesar do ligeiro abrandamento da pandemia nas últimas semanas, a rede hospitalar de São Paulo continua sob forte pressão, com 78,5% das camas de cuidados intensivos ocupadas por pacientes com Covid-19, uma situação que também se verifica na maioria dos outros 26 estados brasileiros.

Críticas de Bolsonaro

No domingo, o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, voltou a atacar as restrições à mobilidade adotadas pelos governos estaduais e municipais, que acusou de destruírem empregos no país.

“Não vi nenhum governador dos 27 [estados] a falar com o povo”, disse Bolsonaro a um grupo de apoiantes reunidos no exterior da sua residência oficial em Brasília.

O Presidente também descreveu como “vergonha” a criação pelo senado brasileiro de uma comissão para investigar possíveis omissões do seu governo na gestão da pandemia.

Dois ex-ministros da Saúde que deixaram o Governo por divergências com Bolsonaro sobre as estratégias a adotar no combate ao vírus, e o atual chefe da pasta, Marcelo Queiroga, já testemunharam na comissão.

O primeiro deles, Luiz Henrique Mandetta, demitido por Bolsonaro em abril de 2020 por defender o isolamento social, disse que o chefe de Estado ignorou todos os avisos sobre a gravidade da pandemia que ele lhe transmitiu durante o exercício da pasta.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 3.272.332 mortos no mundo, resultantes de mais de 156,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+