Tempo
|
A+ / A-

Reino Unido

Boris Johnson investigado por férias oferecidas por empresário

10 mai, 2021 - 20:46 • Filipe d'Avillez

O primeiro-ministro declarou a oferta, no valor de 17.000 euros, mas a oposição diz que poderá não o ter feito corretamente.

A+ / A-

O primeiro-ministro britânico está a ser investigado por causa de umas férias que fez na passagem de ano de 1999 para 2000.

Boris Johnson viajou com a sua namorada para a ilha privada de Mustique, parte do arquipélago de St. Vincent e Grenadines, e beneficiou da generosidade de um empresário, David Ross, que lhe assegurou alojamento.

O valor do alojamento, segundo o próprio Johnson declarou ao parlamento, foi de cerca de 17 mil euros. As regras do parlamento britânico obrigam os deputados a declarar ofertas e viagens para fora do Reino Unido de valores acima de 300 libras, ou 350 euros, ao câmbio atual, que não tenham sido pagas por inteiro pelo próprio deputado, ou com dinheiro público.

O gabinete do primeiro-ministro insiste que tudo foi feito com total transparência, mas a oposição discorda e diz que a “generosidade” de Stone, levanta “questões”. A comissária responsável por supervisionar estes assuntos concordou e abriu um inquérito, que decorre.

A comissão que investiga o caso tem poderes para obrigar os deputados a pedir desculpa por declarações financeiras falsas ou incompletas e de devolver os valores em causa. Pode ainda suspender os políticos, embora isso seja muito raro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    30 mai, 2021 Lisboa 18:37
    Direita e corrupção são sinónimos.

Destaques V+