Tempo
|
A+ / A-

Foguetão chinês aproxima-se da Terra e poderá ser visto em Portugal

08 mai, 2021 - 18:22 • Hélio Carvalho

É altamente improvável que os destroços do Long March 5B caiam em terra, muito menos em Portugal. Mas a grande imprevisibilidade da sua rota e velocidade de reentrada não deixa que se descarte essa hipótese.

A+ / A-

Durante a madrugada de domingo, os vestígios do foguetão chinês Long March 5B vão começar a cair na Terra e a arder na atmosfera do planeta. A probabilidade de os destroços provarem estragos são extremamente pequenas, mas se ficar acordado durante a noite poderá ver uma “chuva de estrelas” artificial durante a noite.

Na semana passada, a 29 de abril, o gigantesco Long March 5B foi enviado para o espaço a partir da plataforma de lançamentos de Wenchang, na China. O objetivo era de montar a terceira geração da estação espacial chinesa, na primeira de onze missões.

Tudo correu bem com a cabine de cerca de 22 toneladas, com capacidade para três astronautas e que vai compor o núcleo da estação, encontrando-se estável em órbita. Mas o primeiro estágio do foguetão, um objeto cónico com 30 metros de comprimento, cinco de diâmetro e 23 toneladas, “desobedeceu” às previsões: em vez de descer à Terra, os restos ficaram a orbitar o planeta de forma descontrolada.

Esse descontrolo traduz-se numa velocidade de cerca de 28 mil quilómetros por hora.

Segundo o ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, citado pela Reuters, os restos do Long March 5B deverão entrar em combustão na reentrada na atmosfera e não vão causar quaisquer danos materiais ou humanos.

Também o Centro Europeu de Vigilância e Controlo Espacial (EU SST, na sigla em inglês) apontou que a probabilidade de os vestígios do foguetão atingirem uma área povoada é “baixa”, mas devido à rota descontrolada, não é possível afastar por completo essa possibilidade.

Essa imprevisibilidade é particularmente relevante para Portugal, já que o território nacional abaixo de Braga poderá ver os restos do foguetão.

A última previsão da Aerospace Corporation aponta para uma reentrada no domingo, às 04h53, com uma margem de erro de 11 horas, no Oceano Índico. Mas olhando para o gráfico apresentado pela empresa, vemos que o território nacional está na possível zona de impacto do Long March 5B – que varia entre a latitude próxima de Nova Iorque, a norte, e a latitude mais próxima de Sidney, na Austrália, a sul.

O estágio do foguetão chinês vai passar quatro vezes por cima de Portugal, das 00h30 às 00h37, das 02h02 às 02h10, das 03h35 às 03h42 e das 05h08 às 05h15. A altitude dos destroços também varia de previsão para previsão, mas estima-se que na última janela seja possível ver os destroços a olho nu em Portugal Continental, especialmente na zona Centro e Sul do país.

No Funchal, terá visibilidade excelente entre as 06h39 e 06h46, e em Ponta Delgada terá essa visibilidade excelente entre as 06h37 e as 06h44.

Os foguetões Long March 5 têm sido essenciais para os esforços espaciais chineses, colocando em órbita módulos para a futura estação espacial chinesa e lançando sondas para a Lua e para Marte.

Apesar da elevada improbabilidade de atingir a terra, não seria a primeira vez que destroços espaciais atingem a terra. Em maio de 2020, peças de um Long March 5B danificaram algumas casas na Costa do Marfim, mas não provocaram feridos.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+