Tempo
|
A+ / A-

ONU

Guterres defende mais autoridade para OMS

07 mai, 2021 - 23:03 • Lusa

O líder da ONU está em fase de seleção para renovar o mandato de secretário-geral.

A+ / A-

António Guterres defendeu esta sexta-feira, em diálogo com Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) o reforço da autoridade da Organização Mundial de Saúde e uma visão abrangente sobre os problemas relativas ao clima, biodiversidade e poluição.

Guterres defende mais autoridade para OMS em sessão de perguntas para candidato a secretário-geral

O português, recandidato ao cargo de secretário-geral da ONU, foi o único inquirido de uma sessão de perguntas que durou várias horas na Assembleia Geral da ONU, na sede da organização, em Nova Iorque.

A sessão, iniciada às 10h00 na hora local (15h00 em Lisboa) foi presidida pelo presidente da Assembleia Geral, Volkan Bozkir, e consistiu em diversas rondas de perguntas pelos representantes permanentes dos 193 Estados-membros, que na grande maioria expressaram apoio ao único candidato a secretário-geral, e por membros da sociedade civil, com perguntas enviadas previamente.

Guterres considerou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) precisa de uma autoridade mais forte e aceite em todo o mundo, porque no panorama atual a OMS "só tem o poder de defender, prescrever e recomendar" práticas globais, mas "não tem uma capacidade muito forte para fazer as coisas acontecer".

O resultado, na visão do secretário-geral da ONU sobre a pandemia, "foi a falta de coordenação a nível global" e "uma situação caótica na distribuição de vacinas", com um trabalho que está em risco de regredir se a vacinação não for urgentemente acelerada em todo o mundo.

"Ou vacinamos toda a gente a tempo ou arriscamos perder todo o trabalho que já fizemos", alertou Guterres, associando o vírus à teoria de evolução de Darwin, dizendo que as numerosas novas variantes do vírus se tornam mais fortes e podem derrotar as vacinas já aprovadas.

Para prevenir que futuras pandemias tenham um impacto tão agravado, António Guterres pediu aos Estados-membros para "refletir de forma séria" para identificar onde aplicar melhor governação, criar um tratado sobre pandemias, com normas e reforçar a partilha de informações.

A OMS precisa de atuar com autoridade, "não só com persuasão, como é o presente sistema, com todos os seus problemas", garantiu o responsável.

Na ação climática, uma das bandeiras do seu primeiro mandato como secretário-geral da ONU, António Guterres destacou que o próximo mandato, de 2022 a 2026, terá de ser focado em "três crises juntas": degradação do clima, biodiversidade e poluição, passando também pela manutenção dos oceanos, assim com "ênfase mais abrangente" da Natureza e meio ambiente.

Entre os temas mais mencionados nas dezenas de perguntas dirigidas ao candidato, para além da recuperação social e económica depois da pandemia de Covid-19, abordou-se também a igualdade de género, prevenção de conflitos, as reformas na ONU e o futuro do multilateralismo.

A grande maioria dos países que dirigiram perguntas ao candidato para secretário-geral da ONU no período de 2022 a 2026 incluiu rasgados elogios ao primeiro mandato de António Guterres.

O representante permanente da Nigéria junto da ONU e ex-presidente da Assembleia Geral entre 2019 e 2020, Tijjani Muhammad-Bande, destacou no mandato de Guterres a integridade, procura de soluções por via do diálogo e entendimento político, capacidades e fidelidade à Carta das Nações Unidas.

"Ele desempenhou o trabalho de forma brilhante nos últimos quatro anos e meio", disse o antigo presidente da Assembleia Geral da ONU.

Em nome do Governo da Guiné Equatorial, o representante permanente Anatolio Ndong Mba demonstrou "apoio total e incondicional" para a reeleição de António Guterres que foi ao encontro dos desafios no cargo de secretário-geral e "além das expectativas e confiança colocada nele".

Segundo o representante permanente da Bélgica junto da ONU, Philippe Kridelka, Guterres "liderou habilmente as Nações Unidas nestes tempos incertos" e o próximo secretário-geral da ONU tem de ser também, à semelhança de Guterres, um "campeão do multilateralismo".

Também com elogios à atuação de António Guterres desde que foi eleito em 2016, o representante permanente do Egito acrescentou: "Obrigado ao Governo de Portugal por tomar esta decisão sábia".

Guterres é o único candidato formal ao mandato de 2022 a 2026, por ter a nomeação de um país, Portugal, e ter a validação da Assembleia Geral e Conselho de Segurança da ONU.

Outras sete pessoas avançaram com pré-candidaturas individuais para cargo de secretário-geral, mas as propostas não se materializaram em candidaturas aceites pelo sistema, por falta de apoio formal de um Governo ou dos órgãos da ONU.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    08 mai, 2021 Funchal 12:27
    Mais autoridade ou alguma? A OMS é como a rainha do Reino Unido.

Destaques V+