Tempo
|
A+ / A-

Intenso, disputado, competitivo. Sérgio Vieira e João Pedro Sousa preveem clássico "rasgadinho"

06 mai, 2021 - 13:30 • Pedro Castro Alves

João Pedro Sousa (ex-Famalicão) e Sérgio Vieira (ex-Farense) defrontaram águias e dragões esta temporada e antecipam o encontro entre Benfica e FC Porto desta quinta-feira. Everton tem tido grande evolução, Corona é baixa “bastante importante”.

A+ / A-

O Famalicão de João Pedro Sousa sofreu derrotas pesadas contra Benfica e Porto, o Farense de Sérgio Vieira perdeu os dois jogos pela margem mínima. Ambos os técnicos acreditam num jogo “competitivo” e sem favoritos.

Na visão de João Pedro Sousa, um fator que pode ser determinante no jogo desta quinta-feira “é a necessidade e a vontade das duas equipas de ganhar o jogo”, o que pode levar a um “desbloquear em termos táticos”.

“Só existe um resultado para cada uma das equipas, que é a vitória. (…) Estou convencido que vamos ter um jogo muito competitivo e muito atraente”, refere em Bola Branca.

Para o antigo treinador do Famalicão, um clássico é sempre “um jogo diferente”, “independentemente dos objetivos” que ainda possam existir. A vitória neste jogo é por si só “um objetivo à parte”.

Não me parece que haja qualquer vantagem de uma das equipas, ambas atravessam um momento positivo”, diz.

Também Sérgio Vieira concorda que “nenhuma equipa parte em vantagem” para o clássico, uma vez que ambos os clubes e ambos os treinadores “vão querer ganhar o jogo”. Pelos objetivos ainda em jogo, nenhuma equipa vai ter “uma postura passiva” e vão lutar “desde o primeiro segundo pela vitória”.

“Acredito que vai ser um jogo extremamente intenso, muito disputado, muito competitivo, onde os erros que se cometerem podem ser determinantes”, explica, em entrevista à Renascença.

No Benfica, Darwin e Taraabt estão de regresso aos convocados de Jorge Jesus.

O avançado uruguaio não tem tido uma época “extremamente positiva”, mas Sérgio Vieira sublinha que “ainda é um jovem” e vinha “em crescendo” nos últimos jogos.

“É um jogador muito competitivo, que dá muito à equipa, não só do ponto de vista ofensivo”, reforça o antigo técnico do Farense.

Já Taraabt, é um jogador que combina “maturidade” com “grande qualidade técnica”. O treinador acredita que o marroquino “pode ser um elemento muito importante”, por ser um jogador “muito acima da média” a nível técnico.

Nos encarnados, Everton Cebolinha foi destaque ao marcar e assistir no último encontro frente ao Tondela. O brasileiro já o tinha feito na primeira jornada do campeonato, precisamente contra o Famalicão de João Pedro Sousa. O técnico confirma que o extremo “ainda não está confortável no seu jogo e no jogar da sua equipa”, mas também mostra que “é um jogador de enorme qualidade”.

“Nota-se que há evolução no rendimento do jogador, apesar de provavelmente o Benfica ter precisado no passado recente de um Everton a este nível, mas o jogador não se mostrava tão confortável como agora está”, analisa.

No FC Porto, Corona é baixa confirmada para o encontro. Para Sousa, não há como esconder que a ausência do mexicano é “bastante importante no Porto”. A capacidade de desequilibrar e jogar em todo o corredor tornam-no num “jogador de extrema importância para jogos deste género”.

“Infelizmente para o espetáculo não vai estar, porque é um dos melhores jogadores da nossa liga”, revela.

Uma notícia positiva para os dragões é a garantia de que Sérgio Conceição poderá estar no banco, na Luz. Sérgio Vieira acredita que a presença do técnico portista “pode ser determinante em alguns momentos do jogo”, mas nunca seria “determinante para o desfecho final”.

“É bom para o espetáculo, ter os dois treinadores principais no banco é sempre muito bom”, diz.

No FC Porto Marega deve ir a jogo, mas poderá estar de saída dos dragões. Ainda assim, Sérgio Vieira não acredita que uma grande exibição “vá ser determinante para o futuro dele”.

“Não muda a opinião sobre as características e atributos do Marega, que foram muito importantes ao longo de todo este tempo no FC Porto”, completa.

O maliano tem sido peça fundamental ao contribuir com golos e assistências, mas também “trabalho muitas vezes invisível”. Contribuindo com atributos como “constante trabalho defensivo, intensidade e luta, que não são contabilizados estatisticamente, mas que servem para desgastar os adversários”.

O clássico entre Benfica e FC Porto está marcado para esta quinta-feira, às 18h30, no Estádio da Luz. O encontro da jornada 31 terá relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+